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Marcas gastaram 930 mil milhões em publicidade nas redes sociais desde 2017

“Com 75% dos membros da Geração Z e quase metade dos Millennials a tomar decisões de compra influenciadas por anúncios nas redes sociais, não é de admirar que marcas e empresas continuem a investir dinheiro”, diz especialista em relações públicas.
22 Janeiro 2024, 17h21

O investimento no marketing pelo Facebook, Instagram, Tik Tok ou outras plataformas não é novo, mas nos últimos seis anos, e especialmente durante a pandemia, cresceu de forma exponencial. As marcas gastaram 930 mil milhões de dólares (cerca de 854 mil milhões de euros) em publicidade nas redes sociais desde 2017.

O valor é da empresa alemã Statista e foi divulgado esta segunda-feira pela Only Accounts, que mostra que só no ano passado, marcas e empresas despenderam 207 mil milhões de dólares (aproximadamente 190 mil milhões de euros) em anúncios nas redes sociais, uma das maiores fontes de receita para a indústria publicitária.

“Com 75% dos membros da Geração Z e quase metade dos Millennials a tomar decisões de compra influenciadas por anúncios nas redes sociais, não é de admirar que marcas e empresas continuem a investir dinheiro nesse tipo de publicidade”, escreve a especialista em Relações Públicas Jastra Kranjec.

Por ordem cronológica, em 2017 as marcas gastaram 51,3 mil milhões em anúncios publicitários nas redes sociais e nos dois anos seguintes esse valor aumentou para 97,5 mil milhões, em 2019, de acordo com os dados da Statista. No primeiro ano da Covid-19 houve um aumento homólogo de 36,2%, para os 132,8 mil milhões, e em 2021 esse número anual chegou aos 180,9 mil milhões de dólares (perto de 166 mil milhões de euros).

“Embora 2022 e 2023 tenham registado taxas de crescimento muito mais baixas, de 4,7% e 9,3%, os gastos totais com publicidade no espaço das redes sociais ainda aumentaram em 26 mil milhões de dólares e atingiram 207,1 mil milhões de dólares em 2023. A Statista espera que as marcas gastem quase 220 mil milhões em publicidade nas redes sociais em 2024, ou quase 330% mais do que em 2017”, lê-se ainda no relatório da Only Accounts.

Se olharmos para o mapa mundo são os Estados Unidos o maior mercado de publicidade nas redes sociais, uma vez que as marcas norte-americanas foram responsáveis por uma fatia de 340 mil milhões desse bolo, o que significa um valor superior aos das chinesas e britânicas juntas. Os analistas antecipam que atinja os 400 mil milhões no acumulado desde 2017.

A completar o pódio, depois dos EUA e da China, está o Reino Unido com 46,6 mil milhões de dólares (na ordem dos 43 mil milhões de euros) em gastos totais com publicidade.

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