O investimento no marketing pelo Facebook, Instagram, Tik Tok ou outras plataformas não é novo, mas nos últimos seis anos, e especialmente durante a pandemia, cresceu de forma exponencial. As marcas gastaram 930 mil milhões de dólares (cerca de 854 mil milhões de euros) em publicidade nas redes sociais desde 2017.
O valor é da empresa alemã Statista e foi divulgado esta segunda-feira pela Only Accounts, que mostra que só no ano passado, marcas e empresas despenderam 207 mil milhões de dólares (aproximadamente 190 mil milhões de euros) em anúncios nas redes sociais, uma das maiores fontes de receita para a indústria publicitária.
“Com 75% dos membros da Geração Z e quase metade dos Millennials a tomar decisões de compra influenciadas por anúncios nas redes sociais, não é de admirar que marcas e empresas continuem a investir dinheiro nesse tipo de publicidade”, escreve a especialista em Relações Públicas Jastra Kranjec.
Por ordem cronológica, em 2017 as marcas gastaram 51,3 mil milhões em anúncios publicitários nas redes sociais e nos dois anos seguintes esse valor aumentou para 97,5 mil milhões, em 2019, de acordo com os dados da Statista. No primeiro ano da Covid-19 houve um aumento homólogo de 36,2%, para os 132,8 mil milhões, e em 2021 esse número anual chegou aos 180,9 mil milhões de dólares (perto de 166 mil milhões de euros).
“Embora 2022 e 2023 tenham registado taxas de crescimento muito mais baixas, de 4,7% e 9,3%, os gastos totais com publicidade no espaço das redes sociais ainda aumentaram em 26 mil milhões de dólares e atingiram 207,1 mil milhões de dólares em 2023. A Statista espera que as marcas gastem quase 220 mil milhões em publicidade nas redes sociais em 2024, ou quase 330% mais do que em 2017”, lê-se ainda no relatório da Only Accounts.
Se olharmos para o mapa mundo são os Estados Unidos o maior mercado de publicidade nas redes sociais, uma vez que as marcas norte-americanas foram responsáveis por uma fatia de 340 mil milhões desse bolo, o que significa um valor superior aos das chinesas e britânicas juntas. Os analistas antecipam que atinja os 400 mil milhões no acumulado desde 2017.
A completar o pódio, depois dos EUA e da China, está o Reino Unido com 46,6 mil milhões de dólares (na ordem dos 43 mil milhões de euros) em gastos totais com publicidade.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com