[weglot_switcher]

Metade das famílias não consegue arrendar mais de 30 metros quadrados em Lisboa

Uma família mediana na capital de pagar ao seu senhorio seis vezes mais por cada metro quadrado (m2) do que uma que resida no município de Belmonte, de acordo com a análise do jornal “Expresso”.
  • Lisboa
15 Agosto 2020, 11h55

Uma família mediana em Lisboa tem de pagar ao seu senhorio seis vezes mais por cada metro quadrado (m2) do que uma que resida no município de Belmonte, conta o jornal “Expresso” na edição deste sábado.

Segundo a análise do semanário, que cruzou os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística a nível local, com um terço do rendimento mensal, é na capital que se pratica o valor mediano mais alto do país em relação a novos contratos de arrendamento de alojamentos familiares por m2.

Um agregado familiar de Belmonte consegue arrendar uma casa de quase 150 m2 no sopé da serra da Estrela, enquanto um de Lisboa fica-se pelos 30 m2. “O valor mediano das rendas nos novos contratos de arrendamento de alojamentos familiares por metro quadrado de 2019 e o valor mediano do rendimento bruto declarado e deduzido do imposto sobre o IRS liquidado por agregado fiscal de 2018. Por mediana entende-se o valor do meio que separa um conjunto ordenado em duas partes iguais”, explica o matutino.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.