[weglot_switcher]

Sindicato Nacional dos Farmacêuticos confiante após reunião com ministra da Saúde

O Sindicato Nacional dos Farmacêuticos (SNF) disse que hoje que a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, mostrou “uma boa recetividade” para solucionar os problemas dos farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
26 Abril 2024, 21h35

“Existem uma série de problemas que estavam sistematicamente a ser adiados e, pela primeira vez, pelo menos, pareceu-nos haver vontade efetiva de olhar para as coisas e de as tentar resolver de uma forma eficaz”, adiantou o presidente do SNF, Henrique Reguengo.

Falando aos jornalistas após reunir-se com Ana Paula Martins no Ministério da Saúde, em Lisboa, o sindicalista considerou que o encontro com a tutela “correu bem”.

“Está a apontar-se para uma reunião já, aproximadamente, daqui a um mês. Obviamente que é um mês de distância, mas a verdade é que, se este mês de distância se vier a traduzir, efetivamente, em algo concreto, isso já é bastante mais do que aquilo que nós conseguimos nos últimos anos”, salientou.

“Eu estou esperançado que, daqui a um mês, se comecem a concretizar, efetivamente, ações para que os farmacêuticos comecem a ter o tratamento que merecem no SNS, e que os utentes possam usufruir, efetivamente, daquilo que nós temos para dar”, acrescentou.

Na reunião com a tutela, o SNF foi reivindicar a atualização das grelhas salariais, a contagem integral do tempo de serviço no SNS para a promoção e progressão na carreira, a adequação do número de farmacêuticos às necessidades do serviço público e o reconhecimento por parte do Ministério da Saúde do título de especialista.

A ministra da Saúde reuniu-se hoje pela primeira vez com os sindicatos representativos dos médicos, enfermeiros e farmacêuticos, dando início às negociações salariais reivindicadas pelas estruturas sindicais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.