[weglot_switcher]

Mexia: EDP vai “continuar a desenvolver o seu plano de negócios centrado” nas renováveis

Após ter ido aos mercados financiar-se em mil milhões de euros, o presidente da EDP garantiu que o dinheiro vai servir para a companhia continuar a apostar na produção de eletricidade verde.
  • Cristina Bernardo
23 Janeiro 2019, 20h09

A EDP foi hoje aos mercados financiar-se em mil milhões de euros, dinheiro que vai servir para a companhia continuar a apostar nas energias renováveis.

“Esta foi uma emissão muito bem recebida pelo mercado, com uma procura que ultrapassou em cerca de 3 vezes o montante fixado de mil milhões de euros”, disse o presidente da EDP esta quarta-feira, após a conclusão da operação.

A elétrica emitiu hoje um total de 1.000 milhões de euros, a um juro de 4,5%, com uma maturidade a 60 anos. O reembolso da compra pode ter lugar daqui a cinco anos, em 2024.

“Com este instrumento de dívida subordinada, a EDP reforça a sua estrutura de capital a um custo muito competitivo, ganhando flexibilidade para continuar a desenvolver o seu plano de negócios centrado em energias renováveis”, destacou António Mexia numa nota enviada ao Jornal Económico.

No comunicado divulgado ao mercado após a conclusão da operação, a EDP explicou que esta “emissão destina-se ao financiamento ou refinanciamento, no todo ou em parte, do portfolio de projectos Green elegíveis do grupo EDP, que consiste em projectos renováveis – eólicos e solares – da EDP Renováveis”.

A primeira emissão de dívida verde da EDP teve lugar em outubro de 2018, quando a companhia emitiu 600 milhões em obrigações verdes, com um juro de 1,959%. A dívida verde corresponde a títulos semelhantes a outros tipos de obrigações, mas destina-se ao financiamento de projetos sustentáveis.

“Destaco ainda que este é o primeiro Green Hybrid de uma empresa portuguesa, depois de a EDP em 2015 ter lançado o  primeiro instrumento híbrido e em 2018 ter feito a primeira emissão de Green Bonds”, sublinhou ainda o presidente da EDP.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/edp-emite-750-milhoes-de-euros-em-divida-hibrida-a-60-anos-401821

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.