Em junho terminou a moratória privada da APB (Associação Portuguesa de Bancos) para os créditos pessoais. Tal significa que este mês, julho, muitas famílias retomarão o pagamento das prestações dos créditos que estavam abrangidos por estas medidas.
Contudo, para a maioria destas famílias as dificuldades financeiras mantém-se.
Se é um consumidor a passar por esta situação, saiba o que pode fazer em 3 passos:
1 – Faça o seu orçamento
Deve começar por fazer o seu orçamento mensal e reavaliar as suas despesas. Verifique o saldo mensal disponível e, caso seja necessário, reajuste ou elimine despesas.
2 – Fale com o seu banco sobre as dificuldades que está a enfrentar
Se o seu orçamento não lhe permite fazer face às suas responsabilidades creditícias, contacte diretamente a instituição credora, expondo de forma clara as suas dificuldades.
Este contacto fará com que a instituição analise a sua situação, o integre no PARI (Plano de Ação para o Risco de Incumprimento), e, existindo viabilidade, terá de lhe apresentar propostas de restruturação de contrato de crédito.
O conselho primeiro para quem está a atravessar esta crise é o de não deixar acumular as dívidas e procurar ajuda.
3 – Conte connosco. Peça a intervenção da DECO
A DECO presta apoio aos consumidores confrontados com dificuldades financeiras e concede aconselhamento e orientação na gestão das suas finanças pessoais. Saiba mais em gasdeco.net.
Conte com o apoio da DECO. Retomámos o atendimento presencial. Pode agendar a sua consulta através dos contactos: 213 710 200 ou email: deco@deco.pt. Visite o nosso site DECO.PT e siga-nos nas páginas de Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com