[weglot_switcher]

Navigator recebe 115 milhões do Banco Europeu de Investimento para acelerar descarbonização

Papeleira assinou um contrato com o BEI, cujos reembolsos terão um prazo até 12 anos. Objetivo passa por apoiar o projeto de construção e operação de uma caldeira de recuperação de alta eficiência no Complexo Industrial de Setúbal.
22 Dezembro 2023, 18h43

A Navigator assinou um contrato com o Banco Europeu de Investimento (BEI) para receber uma verba de 115 milhões de euros, cujos reembolsos terão um prazo até 12 anos, revelou a papeleira em comunicado esta sexta-feira.

O objetivo com este empréstimo passa por apoiar o projeto de construção e operação de uma caldeira de recuperação de alta eficiência no Complexo Industrial de Setúbal, considerado pela empresa como um passo fundamental no processo de descarbonização.

Esta nova caldeira vai englobar um investimento de cerca de 136 milhões de euros, permitindo uma redução nas emissões diretas de dióxido de carbono fóssil, no complexo industrial de Setúbal, em cerca de 136 mil toneladas por ano, o equivalente a 24,6% das emissões da Navigator registadas em 2022.

“Este empréstimo verde faz parte do Plano REPowerEU que visa impulsionar o financiamento da energia verde e apoiar a autonomia e a competitividade da União Europeia”, indica a papeleira no documento.

Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do BEI, referiu que “a indústria europeia está em transição para uma economia circular e neutra para o clima. Este projeto é um exemplo brilhante disso, pois melhora a eficiência energética da fábrica, contribuindo para o Pacto Ecológico da UE e alinhando-se com os objetivos do BEI”.

A contribuição total do BEI de 45 mil milhões de euros para o REPowerEU deverá mobilizar mais de 150 mil milhões de euros de investimento até 2027 no apoio às tecnologias verdes e à independência energética da Europa.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.