[weglot_switcher]

OE2020: Governo prevê desemprego abaixo dos 6% no próximo ano

O mercado de trabalho em Portugal em 2020 deverá apresentar melhorias em relação ao presente ano e a 2018, prevê o Governo.
  • Rafael Marchante/Reuters
16 Outubro 2019, 09h28

O novo Governo apresentou o esboço do Orçamento do Estado para 2020, que foi enviado à Comissão Europeia na terça-feira, 15 de outubro. Esta projeção inclui os valores previstos pelo Executivo para o mercado de trabalho no próximo ano, comparando-os com os dois anos anteriores.

Neste esboço do Orçamento de Estado para 2020, o mercado de trabalho em Portugal deverá apresentar melhorias em relação ao presente ano e em relação a 2018. Em linha com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o desemprego em Portugal deverá fixar-se em 6,3% este ano, apresentando uma diminuição de 0,4 pontos percentuais, para 5,9% no próximo ano.

No Programa de Estabilidade apresentado em abril, o Governo antecipou que a taxa de desemprego se fixasse em 6,6% este ano, caindo para 6,3% em 2020. No esboço do Orçamento de Estado para 2020, as perspetivas apresentadas revelam melhorias em relação ao documento apresentado no mês de abril.

Apesar da população empregada não aumentar tanto como em 2019, para o próximo ano o novo Governo de António Costa prevê que um aumento de 700 mil pessoas empregadas. Este valor encontra-se em linha com os valores apresentados em abril no Programa de Estabilidade, sendo que foi apresentada uma previsão de mais 600 mil indivíduos empregados.

O aumento da taxa de emprego está diretamente relacionado com a perspetiva positiva do Produto Interno Bruto, que deverá apresentar uma ligeira aceleração para 2%. “Esta projeção assenta na antecipação de uma recuperação do crescimento económico na área do euro, em linha com as previsões de instituições internacionais, como o Fundo Monetário Internacional”, destaca o Governo de António Costa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.