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Outsourcing: que serviços pode servir e que inputs pode dar aos clientes?

O que leva as organizações empresariais a contratarem serviços de outsourcing. Os temas da agilidade, flexibilidade e capacidade tecnológica estão no topo das preocupações dos gestores. Em várias áreas explicamos a importância do outsourcing.
26 Maio 2019, 12h00

1- O que significa outsourcing para a sua organização?

2- Que serviços pode servir e que inputs pode dar aos clientes?

3- Para o cliente final o outsourcing pode significar poupança no investimento e rapidez na decisão tecnológica?

4- As PME já perceberam a importância dos serviços externos a nível tecnológico?

 

Matilde Carvalho, e Campos Partner na Areagest

1- A AREAGEST é uma organização especializada no apoio às empresas, nas áreas do outsourcing administrativo e financeiro, contabilidade, fiscalidade, recursos humanos, assessoria de gestão, gestão financeira e candidaturas a incentivos financeiros. Estamos vocacionados para prestar serviços a qualquer tipo de organização, privada ou pública, independentemente da sua dimensão ou sector de atividade e visamos atingir plenamente as suas necessidades e expectativas. Com know-how de várias décadas, temos como objetivo ser uma empresa de referência no nosso sector de atividade, disponibilizando serviços de qualidade, executados por profissionais experientes e com formação específica nas diversas áreas de atuação, visando acrescentar valor ao negócio dos nossos clientes.
De modo a dinamizar o impacto social sobre a comunidade e os stakeholders a Areagest é também membro do GRACE, com quem desenha anualmente um calendário temático mensal com diversas atividades de responsabilidade social em que envolve a equipa.

A flexibilidade e agilidade de resposta de uma empresa média associada à qualidade e competência equivalente a um player de grande dimensão é sem dúvida a nossa vantagem competitiva e a proposta de valor que todos os dias uma equipa coesa e aguerrida aporta ao cliente nas duas áreas de negócio desenvolvidas pela Areagest. A externalização de serviços financeiros ou o Business Process Outsourcing é uma área de negócio em crescimento pela necessidade premente que os novos empresários sentem em focar-se no core do seu negócio e deixarem os serviços partilhados para profissionais competentes que os garantem de forma ininterrupta.

2- Ao nível do BPO Financeiro, a Areagest oferece serviços de Set Up de novas empesas, Contabilidade Geral, Contabilidade Analítica e Terceiros, Entrega de Obrigações Declarativas, Encerramento de Exercício e produção de Reporting. Ao nível do BPO de Recursos Humanos, a Areagest foca-se nos serviços de gestão administrativa de recursos humanos ao nível do processamento salarial, gestão de impostos e penhoras, comunicação com seguradoras, Obrigações Declarativas e produção de Reporting. Ao nível do BPO de Controlo de Gestão, a Areagest dedica-se à definição de análises que otimizem processos e sistemas e indicadores de gestão, nomeadamente a nível de forecasting e ferramentas de planning.
Finalmente, ao nível do BPO Administrativo a Areagest destaca-se na externalização total dos processos diários de faturação, emissão de guias, recibos, ordens de pagamento, cobranças, controlo de crédito e gestão de mapa de tesouraria, atendimento telefónico geral e e-mail geral, estafeta e expediente geral de escritório. Com consultores fluentes em Português, Inglês e Espanhol, a Areagest é hoje empresa de serviços financeiros que atua no mercado internacional produzindo reportings para mais de 50 localizações a nível mundial, em muitos casos para situações em que o acionista é um fundo de investimento, com exigências redobradas ao nível do detalhe e rigor na produção de informação. A Areagest é certificada pela ISO 9001:2015 pela SGS desde 2014 e é membro da IR Global, a maior rede de empresas de serviços profissionais a nível mundial com presença em mais de 155 jurisdições, o que atesta a forte presença internacional da Areagest. Além da sede em Lisboa, a Areagest conta ainda com mais três localizações em Leiria, Évora e Madrid.

3- Recorrer aos serviços de BPO Financeiro permite ao Cliente poupar custos em investimentos com software, formação de recursos humanos, duplicação de recursos para férias e faltas, mais espaço de escritório ou mesmo mais espaço físico e digital para armazenamento de dados. Além disso, as soluções de Outsourcing Financeiro garantem a continuidade da operação com uma equipa multidisciplinar, composta por um Partner, um Manager e Consultores associados à equipa de projeto. Hoje, com o acesso a várias ferramentas disponíveis na Cloud, o cliente de Outsourcing Financeiro Areagest tem acesso rápido à informação e à partilha de dados em plataformas colaborativas em drives de acesso imediato aos dados. A proximidade entre o Consultor de BPO Financeiro e Gestor é um input de valor acrescentado muito valorizado pelos Clientes Areagest.

4- A fusão dos serviços financeiros e das plataformas tecnológicas que os suportam são cada vez mais uma tendência para o Cliente que procura soluções tecnológicas financeiras costumizadas e com respostas adequadas à velocidade do negócio. A integração de serviços financeiros BPO num todo global, suportado por ferramentas de software e de gestão de dados que permitam agilizar e otimizar processos, são também um dado novo de suporte à gestão de risco das PME e que estas já valorizam.

 

 

Miguel Vergamota, Sales Country Manager da Talentia Software

1- Para a Talentia outsourcing significa a prestação de serviços de hosting das nossas soluções, evitando assim que os nossos clientes tenham qualquer tipo de preocupação com as questões informáticas. As soluções da Talentia estão alinhadas com as tendências mais modernas, e são oferecidas ao mercado em modelo Cloud, mas também em modelo de aquisição com hosting. Este modelo permite uma customização mais profunda das soluções para os clientes, contrariamente aos modelos cloud mas com os nossos serviços de outsourcing da infraestrutura os clientes têm as mesmas preocupações que nas ofertas cloud.

2- A Talentia tem serviços profissionais de alojamento das suas soluções, com redundância, backup’s e garantias de uptime das melhores do mercado. Estes serviços permitem que os nossos clientes tenham as nossas soluções completamente adaptadas aos seus modelos de negócio, sem preocupações com a infraestrutura informática e com o menor TCO.

3- Sim, para o cliente final significa utilizar uma infraestrutura totalmente profissional com economias de escala não apenas no hardware mas também nos serviços de manutenção e atualização. Com estas economias de escala o cliente paga menos para ter mais. Além do mais não tem preocupações e pode tomar decisões sem ter que aguardar pela aquisição de servidores.

4- Este tipo de serviços, seja hosting ou soluções em Cloud, tem sempre o aspeto de os dados da organização estarem fora e viajarem pela internet. Há sempre receio por parte de algumas PME’s com a segurança dessa informação. Há medida que o tempo vai passando, cada vez mais há PME’s a aderir a este tipo de serviços e os receios vão diminuindo. É uma questão de tempo para que haja uma adoção em grande escala. Saliento, no entanto, de novo, que o hosting de soluções permite graus de adequação das soluções ao negócio dos clientes que as ofertas em cloud não permitem. Neste sentido a Talentia continuará a apostar em soluções de hosting para um cliente específico além da sua oferta em Cloud.

 

Vítor Ribeiro Gomes, CEO da Pendular

1- Para a Pendular,”Outsourcing” traduz a possibilidade de tirar para fora das organizações os processos que não acrescentam valor, simplificando-os com redução significativa de custos em toda a linha (Processo/RH/Custo de Produto),mas sem abdicar por parte do Cliente, da definição de standards de atuação e do absoluto controle/monitorização dos processos.

2- A Pendular posiciona-se de forma muito singular, sendo um operador quase único no Mercado assegurando a função Compras, numa lógica “end to end” ,ou seja, asseguramos “Procurement”;Compra; Distribuição física e capilar; Pagamento a fornecedores; Gestão de ocorrências ,Integração de Recursos humanos do Cliente ,tudo apoiado por um Gestor 100% (Pendular)afeto ao Cliente e com serviços remunerados (lógica open book) em fatura única. A lógica aplica-se não só á matriz de produto mas também á gestão de contratos de serviços. Todo o processo é suportado por plataforma B2B e um ERP “ Sap Business One” que disponibiliza ao cliente controle total sobre a operação, custos e consumos.

3- A poupança do cliente final e dependendo das categorias/processos externalizados, fàcilmente atinge os 2 digitos. A opção de Outsourcing de compras è uma solução que certamente reduz o investimento (Processos, Rec.Humanos / Formação; Suporte e desenvolvimento de IT), para além das potenciais poupanças ao nível da aquisição de bens e serviços.

4- Creio que as PME´s estão cada vez mais sensibilizadas para as vantagens da externalização de serviços tecnológicos. Esta tendência verifica-se, não só em termos “nucleares” (negócios cuja matriz e fundamento seja absolutamente tecnológica), mas também ao nível do que a tecnologia/processos pode contribuir para a simplificação das operações das empresas e da necessidade de se focarem na sua atividade e variáveis core.

 

 

Gonçalo Tavares, Diretor de Desenvolvimento de Negócio, da Konecta

1- A Konecta vê o outsourcing como a redefinição dos limites organizacionais dos nossos clientes através da integração dos serviços prestados pela Konecta na cadeia de valor do nosso parceiro. Nesta integração, a Konecta promove um alinhamento na estratégia do nosso parceiro mediante uma partilha de informação e conhecimento constante de forma a responder aos desafios de mercado dos nossos clientes.

2- A Konecta concentra os seus esforços na implementação de soluções que constituam vantagens competitivas e respondam a desafios de mercado dos nossos parceiros. Neste âmbito, acompanhamos as marcas em cada um dos momentos-chave da interação com os seus consumidores dando resposta às suas necessidades e entregando uma experiência de cliente de excelência. Somos, assim, uma empresa especializada na prestação de serviços de valor acrescentado com acentuada componente de inovação tecnológica nas seguintes áreas:

BPO – gestão end-to-end que inclui a implementação e execução das atividades de front e back office e o respetivo controlo das atividades realizadas com o objetivo de aumentar a eficiência, a produtividade e a flexibilidade dos processos de negócio.

Apoio a Cliente – gerimos um vasto portfolio de soluções que acompanham todo o ciclo de vida da relação entre os consumidores e a marca, através de uma gestão omnicanal, que proporciona as melhores experiências de cliente com elevado valor acrescentado.

Back Office – Disponibilizamos aos nossos clientes soluções integrais para melhoria, otimização e automatização dos processos de suporte ao negócio incluindo desenvolvimentos tecnológicos próprios de forma a reduzir custos e aumentar a eficiência.

Social Media – Oferecemos soluções inovadoras que integram diversos canais digitais e sociais num mesmo CRM para a gestão dos novos modelos de relacionamento dos consumidores, nomeadamente Twitter, Facebook, YouTube, etc.

Legal & Collections – a Konecta Legal & Collections integra a experiência em negociação efetiva, a disponibilidade de múltiplos canais e desenvolvimentos tecnológicos específicos para a recuperação da dívida e estratégias e metodologias específicas para desenvolver um processo integral de gestão para a reclamação de pagamentos em dívida para as empresas mais representativas de sectores como o bancário/financeiro, telecomunicações, utilities, seguros e serviços, entre outros.

Vendas – Temos uma vasta experiência na programação, produção, análise e controlo de resultados dos processos de venda direta e indireta onde envolvemos equipas especializadas e ferramentas de venda e comunicação multicanal e modelos de business inteligence para conhecer os interesses e necessidades do cliente final e oferecer-lhe assim produtos e serviços que satisfaçam as suas expectativas.

Fieldmarketing – A nossa área especializada em Fieldmarketing oferece serviços de marketing, vendas nos diversos canais existentes através da conceção, publicidade, produção gráfica e audiovisual bem como na organização integral de eventos corporativos e promocionais, gestão de ponto de venda, atenção presencial bem como promoções e hospedeiras.

3- O outsourcing permite o acesso com rapidez e menores custos de investimento a um leque alargado de ferramentas tecnológicas de última geração. A Konecta está preparada para responder a esta necessidade dos nossos clientes através das suas equipas e soluções inovadoras:

– Software factory – a Konecta implementou um centro de excelência de desenvolvimento e inovação onde trabalham 150 engenheiros e técnicos responsáveis por desenvolver ferramentas e soluções que acompanham as mais modernas tendências de mercado quer a nível tecnológico como a nível da resposta às necessidades dos nossos clientes e dos consumidores.

– Soluções proprietárias – o investimento que fazemos em inovação permitiu o desenvolvimento de um conjunto de soluções proprietárias que podem ser implementadas isoladamente ou totalmente integradas de forma a acrescentar valor às operações dos nossos clientes. De entre as nossas soluções podemos destacar o KCRM (CTI/CRM omnicanal), Epiron (ferramenta integradora das comunicações em canais digitais e redes sociais), Analytica (solução de Business inteligence), Event (Software de gestão de operações de cobranças), KBots (resposta do grupo à automação e automatização de processos), KCEM (ferramenta de implementação e gestão de estudos de mercado e análise de experiência de cliente), etc.

– Desenvolvimentos à medida – as nossas equipas estão também preparadas para efetuar desenvolvimentos que respondam a necessidades específicas de cada cliente e a customizar as nossas ferramentas de acordo com os modelos operacionais dos nossos clientes.
A Konecta está, assim, em condições de oferecer soluções chave-na-mão customizadas de acordo com as necessidades especificas dos seus clientes e incorporando as mais modernas tecnologias.

4- Não existe uma resposta determinística para esta questão. Existem PME’s que acompanham as tendências de mercado e estão preparadas para desenvolver parcerias que aumentam a sua sofisticação tecnológica e a eficiência operacional. No entanto, existem outras que continuam a desenvolver o seu negócio alicerçado no ambiente que conhecem e onde sempre atuaram. Apesar de existirem cada vez menos empresas com esta visão há ainda um trabalho importante de divulgação e credibilização do outsourcing em alguns segmentos do mercado.

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