Já está em Portugal continental a startup dos biscates TaskRabbit, destinada a quem precisa de auxílio em tarefas domésticas e quer encontrar prestadores desses serviços (os chamados “taskers”). A tecnológica do grupo Ingka lançou-se no mercado português, onde conta com 4.500 taskers e investiu num centro de outsourcing para apoio ao cliente, no Porto.
A TaskRabbit, com sede nos Estados Unidos, encontra-se em processo de expansão internacional e Portugal é o sétimo país onde passa a operar – através de uma aplicação móvel, do website e das lojas Ikea em Lisboa, Matosinhos, Braga e Loulé. Há serviços em mais de 50 categorias disponíveis, incluindo pequenas reparações domésticas, limpeza, canalização ou serviços de montagem de móveis do Ikea em 24 horas.
Em Portugal, estima-se que estes técnicos ganhem, em média, cerca de 12 euros por hora. “Temos grandes expectativas para o nosso crescimento em Portugal e demonstramos isso com um lançamento a nível nacional desde o primeiro momento, algo que é a primeira vez que a TaskRabbit faz. Há muitos trabalhadores qualificados em Portugal à procura de novos clientes ou de expandir os seus negócios”, afirma a CEO da empresa, Ania Smith, em comunicado.
A startup de Silicon Valley liga também freelancers e trabalhadores independentes a grandes organizações e que permite aos utilizadores divulgarem pequenos trabalhos ou atividades – ou seja, os biscates que façam. Só em 2019 mais de 1 milhão de clientes terão utilizado a plataforma e os taskers registados, que definem a sua própria tarifa, ganharam mais de 130 milhões de euros.
O Ikea anunciou em setembro de 2017 a aquisição da tecnológica TaskRabbit e entrou, assim, no mercado da economia de partilha. A estratégia surgiu com a necessidade de responder ao crescimento de empresas de comércio eletrónico como a Amazon, que têm desenvolvido o processo de entregas ao domicílio, inclusive com drones. Poucos meses depois, o chefe-executivo da multinacional sueca disse ao jornal “Financial Times” que a retalhista iria expandir o seu serviço de trabalhos temporários no Canadá e ponderava fazer o mesmo na Europa e a Ásia.
“Hoje, o nosso lar é mais relevante do que nunca e as pessoas precisam de ajuda para melhorá-lo. Ao oferecer soluções acessíveis e de baixo custo e serviços relevantes – agora através da TaskRabbit – continuamos a ajudar as pessoas a criar uma casa melhor para si e para as suas famílias. Os nossos clientes terão acesso a uma ampla oferta de serviços de montagens de móveis de alta qualidade e preços acessíveis, ao mesmo tempo que são criados mais empregos em Portugal”, refere Helen Duphorn, gestora de Retalho da Ikea Portugal.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com