[weglot_switcher]

Preço das casas em Portugal com subida superior à média europeia no final de 2019

Portugal registou uma subida de 8,9% contra as subidas de 4,2% na zona euro e de 4,7% na União Europeia.
  • Cristina Bernardo
8 Abril 2020, 10h41

Os preços da habitação na zona euro aumentaram 4,2% no último trimestre de 2019 face ao quarto trimestre do ano anterior, revela o Eurostat esta quarta-feira. Por sua vez, os preços das casas subiram 4,7% na União Europeia no quarto trimestre do ano.

Portugal, por sua vez, verificou uma subida de 8,9% face ao trimestre homólogo, apresentando uma diminuição comparando os trimestres anteriores com os seus respetivos homólogos de 2018. Também o trimestre apresentou um aumento de 0,7% em relação ao terceiro trimestre, ainda que os aumentos tenham registado abrandamentos ao longo do ano.

Segundo o gabinete estatístico europeu, os efeitos da Covid-19 ainda não se fizeram sentir no quarto trimestre de 2019, que vai de outubro a dezembro, uma vez que o vírus só começou a infetar os países europeus entre o fim de janeiro e início de fevereiro.

Em comparação com o trimestre anterior, os preços na habitação aumentaram 0,7% na zona euro e 0,8% na Europa dos 27 durante o último trimestre do ano.

Entre os países membros da União Europeia, o Chipre foi o único que viu os preços da habitação caírem, numa quebra de -4.8%. Por sua vez, o Luxemburgo foi o país em que os preços da habitação mais aumentaram, com um acréscimo de 11% face ao trimestre homólogo, seguindo-lhe a Eslováquia com um aumento de 10,9% e a Croácia com uma subida de 10%.

Relativamente ao terceiro trimestre, os maiores aumentos verificaram-se em Malta, com um acréscimo de 3,5%, Estónia e Croácia com um aumento de 2,9% e Polónia, com uma subida de 2,8%. Assim, as maiores quebras voltaram a verificar-se no Chipre, com uma descida de -3,7%, Dinamarca com-3,2% e Hungria com -1,5%.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.