[weglot_switcher]

Procura por construção e remodelação das casas em Portugal aumentou 170% nos últimos 12 meses

Estudo da aplicação ‘Fixando’ analisou 1.200 pedidos por remodelações e construções durante este período, tendo cerca de um terço (32%) sido registado em habitações no distrito de Lisboa.
22 Março 2023, 12h30

A procura por obras de remodelação ou construção de casas em Portugal registou um aumento de 170% entre os dias 21 de fevereiro e 20 de março de 2023, face ao período homólogo, segundo um estudo realizado pela aplicação Fixando e divulgado esta quarta-feira, 22 de março.

Durante este período, a app analisou 1.200 pedidos por remodelações e construções, tendo cerca de um terço (32%) sido registado em habitações no distrito de Lisboa, seguido por Setúbal (14%), Porto (14%), Aveiro (6%), Santarém (5%), Faro (5%), Braga (5), Leiria (4%) e Coimbra (4%).

Em relação ao tipo de habitações com mais pedidos analisados pela Fixando, as moradias lideram com (52%), seguindo-se os apartamentos com 29%, sendo que apenas 7% das propriedades dizem respeito a lojas ou escritórios.

O estudo indica também que 31% dos proprietários assumem que vão remodelar totalmente as suas casas, 22% querem avançar com obras em várias divisões e 23% pretendem remodelar apenas um dos espaços da casa. Os restantes 24% dizem respeito a apenas pequenos melhoramentos.

No entanto, a falta de mão de obra neste sector poderá significar um problema para muitos proprietários, já que39% dos pedidos registados no último mês ainda não conseguiram avançar com as obras pretendidas.

Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da Fixando, refere que este problema “acabará por levar ao aumento de preços, dificultando ainda mais a tarefa de muitos proprietários na recuperação dos seus imóveis”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.