[weglot_switcher]

“Programa de mudança e diálogo”. Governo inclui 60 medidas de outros partidos

Este é um programa “para um país aberto, empenhado na União Europeia, transição energética, qualidade da democracia e combate à corrupção”, defendeu.
IRS Jovem
10 Abril 2024, 13h24

O ministro da Presidência defende que o Programa de Governo, entregue esta quarta-feira na Assembleia da República, é “um programa de mudança” e também de “diálogo”. Por isso mesmo, o Governo escolheu incluir 60 medidas dos outros partidos.

“É um programa de mudança, mas também de diálogo”, apontou António Leitão Amaro. Este é um programa “para um país aberto, empenhado na União Europeia, transição energética, qualidade da democracia e combate à corrupção”, defendeu.

Abordando a adoção das medidas de outros partidos, o ministro da Presidência diz que o programa “é construído com base no programa eleitoral da AD, mas bebendo de propostas de programas eleitorais de todos os partidos com assento parlamentar”.

“São pelo menos 60 propostas de todos os partidos e que incluem matérias tão diversas como: a redução em 20% da tributação autónoma de veículos em IRC, apresentada pelo Partido Socialista, medidas na área da justiça, cultura são muitas. Estas 60 são apenas aquelas que são diferentes, porque depois há dezenas em que existe confluência de propostas de todos os partidos”, evidencia o governante na conferência de imprensa.

“As prioridades vão sendo divulgadas à medida que o Governo for governando e implementando este programa. A partir de amanhã serão conhecidos os momentos e calendários”, destacou o ministro.

No entanto, o ministro da Presidência foi claro em relação àquela que classificou como a grande prioridade do Programa de Governo entregue ao início da tarde desta quarta-feira: “Salvar o Estado social”.

“Queremos um país mais justo e solidário. Há uma preocupação muito grande em salvar o Estado social que vive uma profunda crise da saúde, habitação, educação e justiça”. Além do Estado social, o programa faz ainda uma aposta nos rendimentos, nomeadamente o crescimento dos salários e pensões dos portugueses, bem como uma redução da carga fiscal.

A aproximação aos outros partidos foi avançada, esta quarta-feira, pelo Jornal Económico. Na notícia foi avançado que o Programa de Governo ia incluir medidas de aproximação ao PS, Chega e Iniciativa Liberal.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.