[weglot_switcher]

PSI20 contraria tendência europeia e encerra semana no ‘vermelho’. Galp, Pharol, Semapa e Ibersol lideraram perdas

O principal índice bolsista português (PSI 20) abriu o dia a contrariar a tendência de crescimento das principais congéneres europeias esta sexta-feira e confirmou essa desvalorização no final da negociação.
  • Cristina Bernardo
6 Setembro 2019, 17h00

O índice nacional PSI20 encerrou a semana no ‘vermelho’ com uma quebra de 0,04% para 4,969 pontos com a Galp, Pharol, a Semapa e a Ibersol a pressionarem o índice e a liderarem as perdas.

O principal índice bolsista português (PSI 20) abriu o dia a contrariar a tendência de crescimento das principais congéneres europeias esta sexta-feira e confirmou essa desvalorização no final da negociação.

Das 18 cotadas que integram o PSI20, 10 desceram e oito subiram. A Galp desceu 2,11% para 13 euros e a EDP Renováveis, que liderou as subidas, avançou 2,40% para 10,26 euros.

A Pharol está hoje nas notícias e essa exposição pode ter influenciado a negociação: terminou o dia a perder 0,72%. Tal como foi noticiado hoje pelo Jornal Económico, a Pharol pondera processar os bancos Haitong, Novo Banco e BES ‘mau’.

A Semapa registou perdas de 0,67%.

A Ibersol reage aos resultados do primeiro semestre do ano, cujo relatório e contas foi reportado na quinta-feira à CMVM:  além de apresentar um volume de negócios de 221,3 milhões de euros, o que traduz uma ligeira subida de 4,5% face aos 211,3 milhões de euros obtidos em igual período de 2018, a empresa fez saber que vai manter o ritmo de abertura de lojas em Portugal, apesar da previsão de abrandamento das vendas. Essa previsão levou o título a perder 0,50% na sessão desta sexta-feira.

Em contraciclo destaca-se os ganhos da EDP Renováveis, com uma valorização de 2,40%, e da Mota-Engil, com ganhos de 2,37%. A construtora portuguesa entrou no ‘top 5’ mundial das maiores construtoras na América Latina e nas Caraíbas no ano passado, de acordo com um ‘ranking’ elaborado pela publicação especializada internacional pela ENR – Engineering News-Record.

As principais bolsas europeias terminaram divergentes. Londres somou 0,15%, Paris 0,19% e Frankfurt 0,54%, mas Milão e Madrid registaram pequenas variações negativas de 0,04% e 0,03%, respetivamente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.