[weglot_switcher]

Quer exportar pombos-correio para o México? Já pode

Os criadores de pombos-correio juntam-se assim aos produtores de leite e laticínios, que desde 2018 exportam para aquele país.
9 Maio 2019, 07h30

Se é criador de pombos-correio e pretende afirmar-se pela via exportadora, passou a ter mais uma porta aberta.

O Governo, através do Ministério da Agricultura, anunciou que os criadores portugueses de pombos-correio já podem exportar para um novo mercado: o México.

O ministério liderado por Luís Capoulas Santos esclarece que as empresas interessadas deverão contactar as Direções de Serviços de Alimentação e Veterinária da sua Região (DSAVR), ou os serviços competentes das Regiões Autónomas (RA), por forma a conhecerem os requisitos específicos necessários para darem início à exportação.

“Os criadores de pombos-correio juntam-se assim aos produtores de leite e laticínios que desde 2018 exportam para este país”, destaca um comunicado do Ministério da Agricultura.

O mesmo documento acrescenta que “o Governo abriu já 55 mercados para 208 produtos (159 de origem animal e 49 de origem vegetal)”.

“O Ministério da Agricultura está a trabalhar de forma intensa na abertura de 59 mercados, para viabilização da exportação de 273 produtos, sendo 221 da área animal e 52 da área vegetal”, precisa o referido comunicado.

O comunicado em causa garante que “a internacionalização é uma das prioridades da política do Governo, constituindo um dos eixos mais importantes do reforço da competitividade do setor agroalimentar e da economia portuguesa, tendo em vista o aumento das exportações agroalimentares”.

“Para a exportação, previamente ao início das operações para países terceiros, é geralmente necessário estabelecer com as autoridades competentes dos países de destino as condições e requisitos fitossanitários ou sanitários que têm que ser cumpridas, quer pelos operadores económicos, quer pela autoridade competente nacional, na certificação dos produtos a serem exportados”, conclui o comunicado do Ministério da Agricultura.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.