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Reskilling e upskilling no futuro do mundo do trabalho

O mundo do trabalho tem sido confrontado com enormes alterações e necessidade de mudança. As competências antigamente procuradas, podem não ser aplicáveis às exigências atuais e futuras do panorama laboral. As organizações procuram não apenas melhorar a sua eficiência atual, mas estão também cada vez mais conscientes da necessidade de requalificar e preparar a sua equipa de trabalho.
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19 Fevereiro 2023, 17h00

Na comunidade dos Top Employers certificados 92% conta com uma estratégia de aprendizagem e desenvolvimento e 96% dispõe de uma estrutura para a formação de colaboradores. Este compromisso de criar um ambiente que incentive os colaboradores a desenvolver competências, é apoiado por 94% dos Top Employers com base numa cultura de aprendizagem e desenvolvimento.

Recentemente, o Fórum Económico Mundial referiu que até 2025 aproximadamente 85 milhões de empregos em todo o mundo irão passar por uma transição entre trabalho humano e automação. Embora esta mudança na distribuição do trabalho tenha sido mais rápida do que o esperado, há ainda de acordo com o Fórum Económico Mundial, uma nova era de trabalho que irá criar milhões de novos empregos que exigirão um novo conjunto de habilidades, destacando o valor da requalificação.

Assim, é fundamental que neste processo de transformação as organizações prepararem os seus colaboradores para esta transição.

O reskilling é o processo pelo qual um colaborador aprende um novo conjunto de habilidades e responsabilidades que o ajudam a assumir um novo papel na sua organização atual. O processo de reskilling geralmente é uma experiência de aprendizagem que permite aos colaboradores fazer uma transição mais suave na sua jornada de carreira.

O upskilling é o processo de aprendizagem e desenvolvimento de um colaborador para melhorar o seu conjunto de habilidades, de modo a melhorar a sua eficácia no desempenho da sua função. Isto permite que um colaborador tenha a oportunidade de desenvolver e aprimorar uma habilidade específica ou um conjunto de habilidades.

À medida que a necessidade de novas capacidades e habilidades aumenta com as mudanças constantes no local de trabalho, o reskilling e o upskilling podem oferecer à organização uma forma de garantir que permanece competitiva sem precisar contratar para cada nova função. A capacidade da organização reter a sua equipa de trabalho atual não é apenas positiva para as perspetivas financeiras, mas também para lidar com as novas necessidades dos colaboradores, que surgem à medida que entramos no “novo normal” do mundo do trabalho.

O reskilling e upskilling contribuem para auxiliar os colaboradores na transição dentro da organização. Reconhecer que é necessário para o futuro, e começar a trabalhar para colocá-lo em prática, são duas ações diferentes.

Em primeiro lugar, a organização deve analisar onde o upskilling e reskilling de um colaborador ou conjunto de colaboradores pode ajudar a responder às necessidades do negócio. É importante frisar que upskilling e reskilling devem ser vinculados às necessidades e objetivos de uma organização.

O segundo passo, é fazer com que a organização estruture e padronize os seus esforços de upskilling e reskilling. Isto pode ser feito construindo uma estrutura de competências, e caso a organização já possua uma estrutura de aprendizagem, pode ser integrada a essa estrutura. Se uma organização quiser levar a sério o upskilling e reskilling dos seus colaboradores, precisa ser percetível para toda a organização, independentemente do modelo que assuma.

Criar uma cultura em torno da aprendizagem é o passo final para tornar o upskilling  e reskilling uma realidade. É preciso envolvimento e entusiasmo para que se possa beneficiar totalmente desta aprendizagem. Além disso, será necessário haver adesão da liderança para a consciencialização em torno de upskilling e reskilling.

 

Benefícios de Upskilling:

– Reskilling  para a Organização:

– Reter os melhores colaboradores

– Desenvolver as habilidades competitivas

– Reduzir custos de formação e contratação

– Melhorar o ambiente de trabalho

– Melhorar a reputação da organização

 

Para o Colaborador:

– Manter um emprego estável

– Crescimento pessoal

– Crescimento profissional através da aprendizagem ao longo da vida

– Mobilidade interna através da diversidade de funções

O reskilling e o upskilling não são apenas prioridades de negócios para o tempo atual, mas também para o futuro. As organizações precisam adaptar as suas equipas para um cenário de trabalho em transformação.

Conteúdo publicado no suplemento comercial Top Employers, distribuído com a edição do Jornal de Económico de 17 de fevereiro

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