[weglot_switcher]

Rui Rio sobre voto do PSD Madeira: “Lamento ter sabido pela comunicação social”

À saída do hemiciclo, Rui Rio reconheceu que apenas soube da posição dos deputados “esta manhã” e através da comunicação social.
  • Cristina Bernardo
10 Janeiro 2020, 17h32

Rui Rio lamentou esta sexta-feira, após a votação e aprovação do Orçamento do Estado 2020, só ter sabido da posição dos três deputados do PSD Madeira pela comunicação social, representantes que se abstiveram na votação do documento ao contrário do restante grupo parlamentar social-democrata.

Em declarações à comunicação social, e à saída do hemiciclo, Rui Rio reconheceu que apenas soube da posição dos deputados “esta manhã” e através da comunicação social. “Compreendo a sua posição mas lamento ter sabido através da comunicação social”, realçou.

“Aquilo que é o normal fazer-se e que eu vou fazer não é decidir o que quer que seja, porque o presidente do partido, mesmo presidente do grupo parlamentar, não tem poder de decisão. Tem a obrigação de comunicar ao Conselho de Jurisdição Nacional (CJN) para avaliar se move ou não aos três deputados um processo disciplinar”, afirmou Rui Rio, em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República.

O presidente do PSD Madeira, Miguel Albuquerque, afirmou que a polémica relativamente aos votos dos militantes para as internas do partido “é aberrante” e admitiu recorrer a “instâncias competentes” casos os votos sejam anulados.

“Está é uma situação aberrante, ridícula e uma situação que não abona o PSD nacional”, disse Miguel Albuquerque à agência Lusa, reagindo à posição do partido a nível nacional que invoca os regulamentos para não contabilizar os votos de 2.500 militantes nas eleições internas para a presidência do partido que decorrem sábado.

A proposta do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) foi aprovada esta sexta-feira na votação na generalidade, com 108 votos a favor do PS e abstenção do PCP, PEV, Bloco de Esquerda, PAN, Livre e dos três deputados do PSD Madeira.

Todos os outros deputados do PSD, do CDS, do Chega e do Iniciativa Liberal, num total de 83, votaram contra. Além da proposta do OE, foram votadas as Grandes Opções do Plano para 2020 e o Quadro Plurianual de Programação Orçamental para os anos de 2020-2023, com os mesmos sentidos de voto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.