[weglot_switcher]

Siemens Portugal instala 200 carregadores para veículos elétricos no edifício Infinity

A Siemens Portugal forneceu e instalou 200 carregadores para veículos elétricos e um sistema de gestão inteligente da infraestrutura de carregamento no edifício Infinity, o novo empreendimento da Vanguard Properties, em Lisboa.
22 Novembro 2023, 21h12

A Siemens Portugal forneceu e instalou 200 carregadores para veículos elétricos e um sistema de gestão inteligente da infraestrutura de carregamento no edifício Infinity, o novo empreendimento da Vanguard Properties, em Lisboa.

“Este sistema, desenvolvido em Portugal pelas equipas de engenharia e de software da Siemens, permite monitorizar e gerir os consumos de energia e otimizar a performance energética do edifício”, revela a empresa.

A Siemens revela que “forneceu uma solução chave-na-mão, tanto para o hardware como para o software, utilizando uma abordagem única no mercado que incluiu tecnologia operacional (OT) e tecnologias de informação (TI). O sistema funciona de forma totalmente automatizada e gera relatórios para o sistema de gestão do edifício, podendo vir a ser integrado na cloud”.

“Este projeto uma vez estabelece novos padrões na gestão de infraestruturas de carregamento em edifícios residenciais ou comerciais, tornando-se numa referência em Portugal”, refere na nota João Gouveia, responsável pela eMobility da Siemens Portugal .

“A mobilidade elétrica e os edifícios inteligentes, e a forma como interagem, poderão desempenhar um importante papel na luta contra as alterações climáticas e na transição energética e transformação digital em curso. Serão, sem dúvida, uma parte muito relevante dos espaços urbanos do futuro”, afirma João Gouveia.

A Siemens fala numa solução integrada para a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, instalada no edifício Infinity, que “permite fazer uma gestão dinâmica e inteligente da carga no local, incluindo o acesso a dashboards intuitivos e fáceis de utilizar que apresentam informações abrangentes, permitindo, nomeadamente, gerir o carregamento, monitorizar em tempo real os consumos de energia, fazer relatórios precisos por apartamento, baseados nos consumos mensais, e otimizar o desempenho energético do edifício”.

Os 200 carregadores para veículos elétricos, modelo Versicharge Gen3, estão distribuídos por seis ilhas de carregamento em três andares do imóvel.

“O sistema está também preparado para, no futuro, permitir integrar geração fotovoltaica de energia ou outras renováveis, sistemas de armazenamento de energia, entre outros, contribuindo ainda mais para a eficiência energética e a redução das emissões de gases com efeito de estufa do imóvel”, lê-se no comunicado.

“A solução instalada pela Siemens pode também ser escalável para outros edifícios, facilitando e promovendo as comunidades energéticas”, conclui.

Os centros de competências e hubs tecnológicos que a Siemens tem a operar em Portugal “tiveram uma intervenção importante neste projeto, através do desenvolvimento de soluções personalizadas, tais como o sistema de balanceamento e gestão de carga, que recorre a um controlador da microrrede de energia, e aos dashboards personalizados”, refere a empresa.

O edifício Infinity é um empreendimento de luxo da Vanguard Properties situado em Sete Rios, freguesia de Campolide, em Lisboa.

É um dos maiores projetos habitacionais da cidade, com 26 pisos acima do solo, 195 apartamentos, 352 lugares de estacionamento e mais de 50.000 metros quadrados de área de construção.

José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties saliente que “o Infinity é um projeto que muito nos orgulha e que bem reflete os valores da Vanguard” pois “trata-se de facto de um edifício único, com características, como acabamentos, linhas arquitectónicas e amenities, nunca vistas em Portugal e que marcam a diferença. Mas este sucesso não poderia ter sido alcançado sem os nossos parceiros, como a Siemens, que foram cuidadosamente selecionados pelo seu track record, profissionalismo e experiência”, acrescenta o CEO da Vanguard.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.