[weglot_switcher]

Pode a Covid-19 ser combatida com tecnologias espaciais? Concurso arranca esta terça-feira

Em Portugal, o desenvolvimento e implementação de projetos específicos cabe à Agência Espacial Portuguesa, em colaboração com a FCT.
30 Março 2020, 14h08

A Agência Espacial Europeia (ESA), em parceria com o Ministério para a Inovação Tecnológica e Digitalização de Itália, lança esta terça-feira, dia 31 de março, um concurso para projetos que desenvolvam soluções de combate ao Covid-19 baseadas em tecnologias espaciais. As candidaturas estão abertas até às 12 horas (hora de Lisboa) de 20 abril.

A iniciativa financia até um milhão de euros investigação nas áreas da saúde e educação a ser aplicada, desde logo, em Itália, o país europeu mais afetado pela pandemia, mas com repercussão noutros países.

Em Portugal, cabe à Agência Espacial Portuguesa, em colaboração com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), apoiar o desenvolvimento e implementação de projetos específicos. Através deste concurso, em concreto na área da saúde, serão apoiados projetos que incluam diagnóstico remoto, monitorização digital remota, planeamento de recursos médicos, limpeza e desinfeção das áreas afetadas, entre outros.

No domínio da educação, a Agência Espacial Europeia dá prioridade a projetos de e-learning e formação remota de professores e alunos, soluções motivacionais de interação social virtual com os estudantes e modelos de formação à distância para empreendedores.

“Em qualquer um dos casos, os projetos devem recorrer às tecnologias de navegação ou comunicação por satélite e sistemas de observação da terra”, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Os projetos aprovados nesta primeira fase devem entregar a proposta completa até ao dia 18 de maio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.