[weglot_switcher]

Startup de mobilidade elétrica Evio capta 2,5 milhões de euros

Investimento foi liderado pela sociedade de capital de risco de Vasco Pereira Coutinho e servirá para investir na plataforma tecnológica, contratar e acelerar a expansão comercial da empresa, que gere frotas, carregamentos elétricos e vende hardware ligado à energia.
26 Março 2024, 10h03

A startup portuguesa Evio, que comercializa soluções integradas para o sector da mobilidade elétrica e de gestão energética, anunciou esta terça-feira que fechou uma ronda de investimento seed (inicial) no valor de 2,5 milhões de euros, liderada pela sociedade de capital de risco Lince Capital.

O financiamento arrecadado pela empresa servirá para acelerar o processo de expansão comercial, continuar a investir “significativamente” na inovação e desenvolvimento da plataforma tecnológica (SaaS – Software as a Service) e fazer contratações de forma a chegar aos 57 trabalhadores até ao final do ano.

“Este aporte financeiro reforça a nossa missão de liderar a transformação no ecossistema de mobilidade elétrica, oferecendo soluções que não apenas atendem às necessidades atuais do mercado, mas também antecipam os desafios futuros. Com o apoio da Lince Capital iremos expandir nossa equipa e solidificar a nossa posição num setor em rápida evolução”, comentou o CEO da Evio, Carlos Almeida, em comunicado divulgado aos meios de comunicação social.

Fundada em 2019, a Evio tem uma aplicação e um cartão que permitem consultar na localização e utilizar postos de carregamento, mas também faz consultoria e vende software e hardware para empresas e casas/condomínios privados, nomeadamente tomadas inteligentes, por exemplo. Integra várias vertentes da mobilidade elétrica: gestão de frotas, etc.

Segundo o CEO da Lince, “apesar de relativamente recente, o scetor da mobilidade elétrica está a crescer de forma exponencial, muito também devido à sua interseção natural com outros setores gigantes e já bem estabelecidos, tais como o energético e o automóvel”.

Vasco Perceira Coutinho considera que os fundadores desta startup “perceberam que o crescimento da produção e da procura de veículos elétricos requer soluções inovadoras, tanto na vertente das infraestruturas de carregamento, como também na de gestão de frotas”. “O posicionamento único e integrado da Evio é essencial para dar resposta a esta necessidade crescente”, acredita o investidor.

Recentemente, a Evio lançou uma gama de produtos de marca branca para que outras empresas investam na mobilidade elétrica com a sua própria marca e assinou parcerias com o Automóvel Clube de Portugal (aplicação ACP Electric), a grupo Salvador Caetano (Go.Charge) ou a Hyundai (Hyundai Blue).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.