[weglot_switcher]

União Europeia e Reino Unido conseguem acordo sobre o Protocolo da Irlanda

Ursula von der Leyen e Rishi Sunak parecem ter encontrado aquilo que ninguém antes conseguira: um acordo aceitável pelas duas partes sobre as relações entre as duas Irlandas, onde está a fronteira norte da União.
27 Fevereiro 2023, 16h21

Ainda falta a concordância da Câmara dos Comuns, mas a União Europeia e o Reino Unido nunca estiveram tão próximos de encontrarem uma solução prática para o chamado Protocolo da Irlanda – que na prática nunca funcionou.

Os dois líderes, Rushi Sunake e Ursula von der Leyen a afirmam que o governo britânico e a União Europeia chegaram esta segunda-feira a um acordo para pôr fim às divergências sobre o estatuto comercial pós-Brexit da Irlanda do Norte. O anúncio foi feito em conferência de imprensa que resultou do encontro entre ambos.

Os pormenores ainda não são conhecidos mas a imprensa britânica avança que um dos temas que mais preocupava os britânicos – a existência de facto de uma fronteira entre a Grã-Bretanha e a Irlanda do Norte, está ultrapassado: a burocracia será ‘desmontada’ e os produtos passarão a viajar entre as duas regiões de forma mais rápida e apenas com o recurso a burocracia simplificada. A falta de produtos de primeira necessidade na Grã-Bretanha será assim ultrapassada, acredita o governo conservador de Sunak.

Pragmático, o primeiro-ministro britânico afirma que continuará a haver um papel importante da União Europeia na Irlanda do Norte – e que contra isso ninguém poderá fazer nada. Ou, dito de outra forma, com o mercado único do outro lado de uma fronteira que não existe (entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, por imposição do Acordo de Sexta-feira Santa), qualquer mecanismo que pretenda estancar a porosidade dessa linha é pura fantasia.

O protocolo da Irlanda “é em última análise sobre pessoas e não sobre políticos”, disse Sunak – para quem as agora acordadas com a União introduzirão mudanças que farão “uma enorme diferença”.

Por seu turno, Von der Leyen diz que “o resultado das negociações é extraordinário” e mudará em profundidade o entendimento entre os dois blocos. E promete que as negociações são para manter e para remover qualquer desentendimento que possa surgir – em vez de ser necessário recorrer a instância judiciais para resolver o que poder ser resolvido apenas com palavras.

Von der Leyen vai agora ter uma reunião com o rei Carlos, enquanto Rishi Sunak parte para o parlamento de Londres, onde fará uma declaração aos parlamentares – que, diz a imprensa britânica, será no sentido de convencer uma maioria acentuada a aceitar o novo protocolo. Recorde-se que mesmo dentro do seu partido, Sunak pode vir a sentir dificuldades em convencer os ‘brexiters’ mais radicais, que não faltam entre os conservadores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.