[weglot_switcher]

Wall Street aguenta, mas perdeu fôlego ao longo do dia

Os principais índices do outro lado do Atlântico estiveram a subir, mas no final do dia acabaram por ceder. Mesmo assim, dizem os analistas, os investidores continuam a confiar em novos estímulos à economia.
24 Setembro 2020, 21h08

Os principais índices de Wall Street subiram esta quinta-feira  na esperança de mais estímulo económicos que até agora acabam sempre por não aparecer, mas os ganhos não foram suficientes para marcar o dia pela positiva, até porque as notícias negativas foram bastantes.

O Dow Jones aumentou 52,57 pontos, ou 0,2%, para 26.815,7 pontos; o S & P 500 ganhou 8,84 pontos, ou 0,27%, para 3.245,76 pontos; e o Nasdaq acrescentou 43,86 pontos, ou 0,41%, para 10.676,84 pontos. A meio do dia, o Dow Jones chegou a estar a ganhar bem mais, mas acabou por ceder na segunda parte da tarde.

A Reserva Federal falou nesta semana sobre a importância de mais estímulos fiscais no meio dos temores dos investidores de outro golpe económico patrocinado pela pandemia do coronavírus. Os fracos dados do mercado de trabalho nesta quinta-feira tornaram evidentes essa necessidade. Mas os investidores não podem queixar-se: apesar destes dados, os índices aguentaram – que costumam responder pela negativa.

Um relatório dado a conhecer pelo ‘Wall Street Journal’ segundo o qual os democratas da Câmara dos Representantes estão a preparar um pacote de estímulo de 2.400 mil milhões de dólares animou o mercado. O mesmo sucedeu com as declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e do secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, que disseram que centenas de milhões de dólares em fundos de ajuda ao coronavírus não utilizados poderiam ser realocados para ajudar as famílias e os negócios.

As maiores empresas cotadas Wall Street no setor de tecnologia teve um bom desempenho, o que acabou por limitar as descidas tardias dos índices.

“Os investidores vão precisar de ações que possam resistir a um caminho de crescimento da economia mais baixo porque, se não tivermos novas decisões de estímulo fiscal, não haverá muito mais que possamos fazer para continuar a impulsionar a recuperação económica”, disse Max Gokhman, gestor do mercado de capitais da Pacific Life Fund Advisors, citado pela agência Reuters.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.