A empresa Reliance Industries Limites, um conglomerado industrial sediado na Índia, lançou este mês os refrigerantes Campa, que eram populares na Índia durante os anos 70 e 80, avança a “Reuters”.
A empresa planeia usar a popularidade que os refrigerantes têm, a sua forte procura e a vasta rede de retalho da empresa para reduzir os preços e aproveitar o sentimento nacionalista que se vive no país para desafiar as gigantes das bebidas dos Estados Unidos, a Pepsi e a Coca-Cola.
Prevê-se que Mukesh Ambani, CEO da Reliance, enfrente um grande desafio, uma vez que se estima, segundo a Euromonitor, que o domínio da Pepsi e da Coca-Cola tenha o valor de 4,6 mil milhões de dólares e que deve ter um crescimento de 5% até 2027. Mas o CEO da empresa já conseguiu revolucionar o mercado das telecomunicações da Índia, de forma a tornar a Reliance a líder do sector.
Amulya Pandit, consultora da Euromonitor International, afirma que “a Coca-Cola e a Pepsi não estão habituadas a um desafio nacional, e a Reliance tem força financeira e alcance para desafia-las com uma marca local com grande valor nostálgico”.
O portfólio da Campa, inicialmente, incluía a Campa Cola, a Campa Limão e a Campa Laranja, na categoria de refrigerantes, segundo informa a Reliance num comunicado à imprensa.
A Coca-Cola já falou abertamente sobre a possível nova concorrente, afirmando que ” ter novos ‘jogadores’ no mercado representa uma grande oportunidade de investimento para desenvolver ainda mais o mercado”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com