[weglot_switcher]

Índia. Refrigerante dos anos 80 promete acabar com o “reinado” da Coca-Cola e Pepsi

Os refrigerantes Campa vão voltar às prateleiras dos supermercados indianos pelas mãos da empresa Reliance. O multimilionário e CEO Mukesh Ambani vai relançar a marca de refrigerantes para fazer frente às gigantes do mercado de refrigerantes.
9 – Índia (657,7 toneladas)
24 Março 2023, 13h34

A empresa Reliance Industries Limites, um conglomerado industrial sediado na Índia, lançou este mês os refrigerantes Campa, que eram populares na Índia durante os anos 70 e 80, avança a “Reuters”.

A empresa planeia usar a popularidade que os refrigerantes têm, a sua forte procura e a vasta rede de retalho da empresa para reduzir os preços e aproveitar o sentimento nacionalista que se vive no país para desafiar as gigantes das bebidas dos Estados Unidos, a Pepsi e a Coca-Cola.

Prevê-se que Mukesh Ambani, CEO da Reliance, enfrente um grande desafio, uma vez que se estima, segundo a Euromonitor, que o domínio da Pepsi e da Coca-Cola tenha o valor de 4,6 mil milhões de dólares e que deve ter um crescimento de 5% até 2027. Mas o CEO da empresa já conseguiu revolucionar o mercado das telecomunicações da Índia, de forma a tornar a Reliance a líder do sector.

Amulya Pandit, consultora da Euromonitor International, afirma que “a Coca-Cola e a Pepsi não estão habituadas a um desafio nacional, e a Reliance tem força financeira e alcance para desafia-las com uma marca local com grande valor nostálgico”.

O portfólio da Campa, inicialmente, incluía a Campa Cola, a Campa Limão e a Campa Laranja, na categoria de refrigerantes, segundo informa a Reliance num comunicado à imprensa.

A Coca-Cola já falou abertamente sobre a possível nova concorrente, afirmando que ” ter novos ‘jogadores’ no mercado representa uma grande oportunidade de investimento para desenvolver ainda mais o mercado”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.