A startup portuguesa Didimo, que se dedica à tecnologia por detrás de avatares humanos para jogos eletrónicos e entretenimento, anunciou esta segunda-feira o lançamento de uma nova ferramenta baseada em Inteligência Artificial (IA) generativa para criadores de videojogos e artistas que acelera a criação de personagens digitais.
Chama-se “Popul8” e permitirá, segundo a empresa com sede em Lisboa, agilizar o trabalho dos produtores de jogos, no desenvolvimento de personagens jogáveis ou não jogáveis (non-playable characters) em poucos minutos. Para tal, conta com tecnologia da Didimo para fazer avatares em 3D da Didimo, mas deixa o controlo total do design a quem de direito.
“Com o objetivo de preservar o estilo único visual do jogo, é possível adicionar templates já existentes e, a partir daí, os artistas conseguem ajustar as personagens e escolher entre diversas opções de personalização”, esclarece a Didimo, em comunicado divulgado esta tarde aos meios de comunicação social.
Segundo a CEO e fundadora da Didimo, “com a investigação realizada na última década”, a startup consegue disponibilizar uma tecnologia “de forma bastante acessível para criadores de videojogos”. “Otimizámos uma componente do trabalho que é mais repetitiva, para que estes se possam focar na criação de novas modalidades de jogo”, detalhou Veronica Costa Orvalho.
“Temos um foco contínuo em proporcionar espaços digitais mais representativos para garantir uma maior autenticidade e diversidade, com o objetivo de criar um novo padrão positivo no uso de IA generativa”, adianta a empreendedora que encabeça esta spin-off da Universidade do Porto.
O Popul8 tem quatro patentes e as personagens exportadas a partir daí são compatíveis com Unity, Unreal Engine e outras ferramentas, como Mixano, ARKit, Amazon Polly. Entre as suas principais funcionalidades está a criação de várias personagens geradas por IA, otimizadas em termos de memória e personalizáveis.
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