A chave de um automóvel de última geração já é automática, permitindo que tranque o veículo apenas com um clique – uma espécie de controlo remoto. A chave emite sinais para os sensores dos veículos, através de criptografia. O problema, de acordo com a BBC, é que o sistema de criptografia nessas chaves não é perfeito e os ladrões de automóveis servem-se dessas falhas e através de chaves “virgens” conseguem reproduzir o código de acesso a um veículo.
A solução? Embrulhar a chave que permite destrancar ou trancar um carro à distância em papel de alumínio. Aparentemente é uma das formas possíveis para evitar a clonagem da chave.
O método mais seguro para evitar o roubo do carro continua a ser usar a chave normal para trancar o veículo. Mas em caso de ter uma chave automática, a BBC escreve que, embora não seja o ideal, o método mais fácil e barato é ter a chave embrulhada em alumínio.
A chamada “bolsa faraday” será uma opção mais conveniente, embora mais cara, que tem o mesmo efeito que o papel de alumínio: isolamento. Isto é, funciona como uma proteção à transmissão indevida de informações da chave, por intermédio da criptografia.
“Estamos a falar de uma forma de comunicação por ondas eletromagnéticas, como rádio ou televisão. É como uma música que é constantemente usada numa onda de rádio para abrir uma fechadura que se ativa ao ouvir a música”, contou à BBC, o CEO da agência de segurança cibernética GuardKnox Cyber Technologies, Moshe Shlisel.
Investigadores da Universidade de Birmingham, Inglaterra, produziram um estudo em conjunto com a empresa alemã de segurança Kasper & Oswald, em 2016, que prova que o sistema de criptografia das chaves automáticas é falível.
Escreve a BBC que as falhas dos sistemas de criptografia e criptografia em algoritmo são já conhecidas dos hackers, facilitando a clonagem de chaves e tornando milhões de veículos vulneráveis.
“Do ponto de vista da criptografia, milhões de chaves com os mesmos segredos é uma catástrofe”, afirmou Timo Kasper, da Kasper & Oswald, em entrevista à BBC, em 2016.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com