A bolsa de Lisboa voltou a ganhar terreno na sessão bolsista desta quarta-feira, ao avançar 0,55%, para 6.188,27 pontos, em linha com o sentimento positivo vivido nas principais praças europeias.
Bolsas negoceiam no ‘vermelho’ com foco nas reuniões dos bancos centrais
A Mota-Engil voltou a estar em destaque, com a sua cotação a subir 3,93%, para os 3,44 euros por ação. Seguiu-se a EDP Renováveis, a ganhar 1,91%, ao passo que a Altri avançou 1,69%.
Em sentido contrário sobressaiu a Galp, ao tombar 1,82%, para os 14,02 euros. A variação observado nos títulos da petrolífera nacional reflete o decréscimo dos preços do barris de petróleo, depois de terem atingido valores máximos de dez meses.
Nesse sentido, o brent está a recuar 0,59%, até aos 93,78 dólares, ao passo que o crude derrapou 0,38%, agora em 90,14 dólares.
Lá fora, o índice de Milão foi protagonista do avanço mais acentuado, na ordem de 1,69%, seguido por Espanha, que deu um salto de 1,24%. Mais atrás, o índice do Reino Unido adiantou-se 0,92%, ao passo que o Euro Stoxx 50 somou 0,81%. No caso da Alemanha houve uma subida de 0,75%, seguida pelos 0,67% observados em França.
De acordo com a análise do departamento de mercados acionistas do Millenium Investment Banking, “as bolsas europeias encerraram em alta, num dia em que se aguardam pelas decisões de política monetária da Reserva Federal (Fed), pelas 19 horas de Lisboa, que devem marcar as últimas horas de negociação em Wall Street e repercutir-se amanhã no arranque das praças no velho continente”.
“Espera-se que a taxa de juro diretora para os EUA seja mantida nos 5,25%-5,50% e o interesse estará colocado no discurso do presidente Jerome Powell, em busca de sinais sobre movimentos futuros. A generalidade dos sectores registou ganhos, com o Imobiliário no topo, seguido pelo Automóvel, que recebeu a notícia de aumento significativo de vendas em agosto”, referem os analistas.
“O PSI acompanhou o exterior, com a grande maioria das cotadas em alta e muitas a subirem mais de 1%, casos de Altri, EDPR, EDP, Greenvolt, Sonae, J.Martins e C.Amorim, e com a Mota-Engil na liderança. Em notas de interesse para o BCP, de realçar a de que o Governo polaco deverá prolongar as moratórias hipotecárias durante todo o ano de 2024”, alerta-se ainda.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com