[weglot_switcher]

Gestão do Fundo de Pensões do Grupo EDP dá prémio IPE Award à Ageas

O Fundo de Pensões do Grupo EDP, gerido pela Ageas Pensões, alcançou um retorno de 14,96% em 2023 e um retorno médio anual de 4,48% nos últimos dez anos.
Iluminação do edificio ageas Tejo
14 Janeiro 2025, 16h59

A Ageas Pensões conquistou, pelo sexto ano consecutivo, o IPE Award para o melhor fundo de pensões em Portugal, pela gestão do Fundo de Pensões do Grupo EDP.

O Fundo de Pensões do Grupo EDP, gerido pela Ageas Pensões, alcançou um retorno de 14,96% em 2023 e um retorno médio anual de 4,48% nos últimos dez anos.

O prémio, concedido pela Investment & Pensions Europe, reconhece a excelência na gestão de fundos de pensões na Europa.

“Este sucesso reflete a expertise da Ageas Pensões na gestão de ativos, incluindo a revisão estratégica de investimentos realizada em 2023, baseada num novo estudo ALM –Asset Liability Management – de adequação entre ativos e responsabilidades, com o objetivo de reforçar a proteção do excedente de financiamento.

A Ageas Pensões teve um papel fundamental na condução deste estudo e na implementação da nova estratégia, assegurando a solidez e a sustentabilidade do fundo a longo prazo.

“Para a Ageas Pensões é muito importante receber este prémio pela sexta vez consecutiva e, sem dúvida, uma honra enorme e um reconhecimento do nosso trabalho contínuo com a excelência e com a sustentabilidade na gestão de fundos de pensões. Esta distinção reforça o papel da Ageas Pensões na construção de um futuro mais sustentável, em linha com a estratégia do Grupo Ageas Portugal e com o compromisso em promover uma sociedade mais responsável”, refere no comunicado Valdemar Duarte, Diretor Geral da Ageas Pensões.

“A assinatura dos PRI-UN (Principles for Responsible Investment), a 19 de dezembro de 2024, demonstra o compromisso da Ageas Pensões e da EDP em integrar fatores ambientais, sociais e de governance (ESG) nas suas decisões e processos de investimento, criando valor para todas as partes interessadas, incluindo os participantes do fundo”, acrescenta o grupo segurador.

Ao aderir aos PRI, o Fundo de Pensões do Grupo EDP, gerido pela Ageas Pensões, compromete-se com seis princípios que visam contribuir para o desenvolvimento de um sistema financeiro global mais sustentável. Estes princípios incluem a incorporação de questões ESG na análise e nos processos de tomada de decisão de investimento.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.