O presidente dos EUA, Donald Trump, revelou aquilo que considerou ser “o maior projeto de infraestrutura de IA da história”: uma joint venture de 500 mil milhões de dólares entre a OpenAI, a Oracle e o SoftBank – uma corporação multinacional de telecomunicações com sede em Tóquio – que pretende construir uma rede de data centers nos Estados Unidos.
A nova parceria, chamada Stargate, visa construir data centers essenciais e infraestrutura de computação necessária para impulsionar o desenvolvimento da inteligência artificial e, de acordo com Trump, criar mais de 100 mil postos de trabalho nos Estados Unidos “quase imediatamente”.
O lançamento marca uma das primeiras grandes iniciativas empresariais de Trump desde que voltou ao cargo e acontece no momento em que os Estados Unidos tentam encontrar formas de manter uma vantagem sobre a China em recursos de IA. “A China é uma concorrente e outros são concorrentes. Queremos que seja neste país”, disse Trump durante o anúncio feito na Casa Branca, ladeado por Larry Ellison da Oracle, Masayoshi Son, da SoftBank, e Sam Altman, da OpenAI .
É com certeza também uma forma de impor a perceção de que a sua contestada aproximação aos donos e CEO das grandes empresas tecnológicas é um benefício para todos os norte-americanos.
O presidente indicou que usaria declarações de emergência para acelerar o desenvolvimento do projeto, principalmente no que diz respeito à infraestrutura energética. “Temos que construir tudo isto”, disse Trump. “Eles têm que produzir muita eletricidade e faremos com que seja possível fazerem essa produção muito facilmente nas suas próprias instalações.”
A iniciativa acontece apenas um dia após Trump reverter a ordem executiva de mais de 100 páginas do antecessor Joe Biden sobre padrões de segurança de IA, sinalizando uma mudança decisiva na política dos EUA nessa matéria.
O enorme investimento está alinhado com projeções de mercado mais amplas – a empresa financeira Blackstone já havia estimado um bilião de dólares em investimentos em data centers nos EUA ao longo de cinco anos. Só o Stargate representa metade desse montante. O empreendimento surge depois de ser conhecido um investimento de 20 mil milhões em data center de IA da DAMAC Properties, sediada nos Emirados Árabes Unidos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com