Braga é, desde o passado sábado, a Capital Portuguesa da Cultura de 2025 e tem uma programação que envolve um investimento de 12,5 milhões de euros, segundo revelou ao Eco Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga.
A imagem gráfica da nova capital da cultura ficou a cargo da agência Ivity. “Escolhemos o sino como o símbolo de Braga porque é, de alguma forma, a voz do céu que nos acorda e liga à terra. Esta é uma marca que toca e que nos toca; uma marca em estado de vibração gráfica, sino-matográfica. Uma marca de um Portugal vibrante que soa a futuro”, explica Carlos Coelho, Presidente da Ivity Brand Corp.
A Ivity diz que esta nova marca “faz a ligação entre a tradição e a modernidade. Uma marca de dinamismo: ritmo, vibração, pulso ativo e em constante transformação. Uma marca inclusiva: um som e movimento que chama, convoca e conecta; que une a cidade com as freguesias, o passado com o futuro, e a ancestralidade com a juventude”.
“O sino é simultaneamente memória e movimento. Cada badalada conecta o presente com o passado, enquanto projeta (anuncia em permanência) o futuro. É a voz de uma cidade que nunca se cala, que pulsa em inovação e tradição”, acrescenta a agência de publicidade.
A Ivity salienta que a nova marca Braga “não se fixa numa dimensão única. O sino ganha vida como forma visual, como assinatura sonora e como espaço experiencial que convida à exploração sensorial. O som cria um espaço sensorial, memória singular e coletiva, transformando-se numa ponte entre as camadas de tempo e de vida que Braga contém”.
A Ivity Brand Corp vai também ser responsável pela nova imagem gráfica dos canais da RTP.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com