[weglot_switcher]

Depois do México, Canadá acorda com EUA suspensão das novas taxas alfandegárias por 30 dias

À imagem do acordo feito esta segunda-feira com a primeira-ministra mexicana, que conseguiu ver adiada a implementação das novas tarifas a poucas horas da entrada em vigor da medida, Donald Trump e o primeiro-ministro canadiano negociaram as contrapartidas do adiamento.
Canadá Trudeau
Twitter
3 Fevereiro 2025, 22h00

As taxas alfandegárias impostas pela administração de Donald Trump ao Canadá vão ser suspensas durante 30 dias, anunciou Justin Trudeau.

À imagem do acordo feito esta segunda-feira com a primeira-ministra mexicana, Claudia Sheinbaum, que conseguiu ver adiada a implementação das novas tarifas a poucas horas da entrada em vigor da medida, Donald Trump e o primeiro-ministro canadiano negociaram as contrapartidas da suspensão.

De acordo com Trudeau, o país vai pôr em marcha o plano de 1,3 mil milhões de dólares para as fronteiras, que foi proposto em dezembro após a vitória de Donald Trump, que serão reforçadas com novos helicópteros, tecnologia e pessoal, “melhorando a coordenação” com os EUA. Além disso, o governante assinalou o aumento dos “recursos para travar o fluxo de fentanil”, tal como mencionado pela homóloga mexicana.

“Cerca de 10 mil pessoas da linha da frente estão e estarão a trabalhar na proteção da fronteira”, acrescenta.

Donald Trump assinou uma ordem executiva para a aplicação de taxas aduaneiras aos produtos provenientes não só do México, como do Canadá e da China, em vigor a partir do dia 4 de fevereiro.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.