O reforço do investimento na Inteligência Artificial (IA) tem sido notório nas várias indústrias, com as telecomunicações a servirem de exemplo no que a esta aceleração diz respeito. De acordo com o estudo “The Bridge to the Next Telecom Ecosystem: Challenges and Priorities” da NTT DATA e da MIT Technology Review, 75% das organizações de telecomunicações admitem acelerar o investimento em IA e automação neste ano. Face aos valores investidos nos anos anteriores, é esperado um aumento médio entre 16% e 30%, pela mesma ordem.
Mas, se o investimento é geral, a abordagem seguida pelas várias empresas varia consoante a estratégia. Segundo o mesmo relatório, 25% das organizações inquiridas revelam que optaram por se concentrar em casos de uso identificados e 33,3% avançaram para uma abordagem transversal a toda a empresa. “Outro terço opta por combinar ambas as estratégias, permitindo a transformação tecnológica em toda a organização e aplicando efetivamente a IA em casos de utilização prática”, é referido num comunicado emitido a propósito da divulgação do relatório.
“Estamos num momento crucial para o setor de telecomunicações, na medida em que a fase de experimentação da IA acabou e o setor está a duplicar o investimento nesta tecnologia. As empresas de telecomunicações sabem que a IA pode resolver muitos de seus desafios em monetização e custos, e isso reflete-se no aumento das projeções de investimento em inteligência artificial, o que é fundamental”, analisa David Caja, partner & head of Telecom & Media da NTT DATA IBIOL, citado na mesma nota.
“estamos no início de uma transformação sem precedentes, motivada pela IA, que poderá desvendar novas fontes de receita e acelerar a sua captura pelas áreas de negócio. Depois dos testes e das experiências, é tempo dos operadores de telecomunicações escalarem os casos de uso capazes de entregar valor, para conseguirem tirar pleno partido desta tecnologia. O estudo da NTT DATA revela que os decisores estão cada vez mais conscientes do seu potencial e que vão aumentar significativamente o investimento em IA e automação, reforçando o papel da nossa indústria na vanguarda da inovação”, acrescenta Raquel Santos, head of Telecom, Media & Tech da NTT DATA Portugal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com