[weglot_switcher]

Depois do carrocel no mercado, os EUA ainda são de confiança?

Trump reverteu as tarifas recíprocas para a base de 10%, mas parece ter destruído o sistema comercial global no processo, bem como a confiança institucional e dos investidores nos EUA.
12 Abril 2025, 14h00

O medo de uma recessão causada pela política económica de Trump (uma ‘Trumpcessão’, como os mercados já a apelidaram) agravou-se drasticamente esta semana, e, apesar da inversão causada pelo recuo da Casa Branca quanto às tarifas recíprocas, atingiram níveis ainda mais profundos: estará Washington a empurrar o mundo para uma crise financeira global? E serão os EUA ainda um parceiro comercial desejável?

As revisões da Goldman Sachs em menos de 24 horas quanto à probabilidade de uma recessão nos EUA são um exemplo da imprevisibilidade que a política comercial da Casa Branca causou: o banco de investimento havia atualizado a sua estimativa meia hora antes do anúncio de Trump, passando esta probabilidade de 45% para 65%, revertendo para o anterior cenário (com 0,5% de crescimento este ano) pouco após a suspensão por 90 dias anunciada por Trump.

“Hoje, antes do anúncio do presidente Trump, tínhamos mudado para um cenário base de recessão em resposta às tarifas adicionais e específicas por país que passaram a vigorar esta manhã”, escreveu o economista chefe do banco, Jan Hatzius, numa nota, antes de informar que a Goldman iria “regressar ao anterior cenário base sem recessão”. Esta probabilidade estava avaliada em 35% há apenas uma semana.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.