Estão abertas, até ao dia 20 de junho, as candidaturas à 7.ª edição dos Prémios Caixa Social, anuncia a Caixa Geral de Depósitos.
O montante global disponibilizado pela Caixa para os Prémio é de um milhão de euros a distribuir por vários projetos, com valores compreendidos entre 10 mil euros e 25 mil euros, de acordo com a especificidade do projeto e da deliberação do júri.
“Com o objetivo de apoiar financeiramente projetos sociais promovidos por entidades do terceiro setor, os Prémios Caixa Social têm como objetivo colmatar carências sociais e algumas necessidades da comunidade e de pessoas que se encontrem em situação de vulnerabilidade, através da atividade das instituições sociais”, revela o banco.
Podem candidatar-se aos Prémios Caixa Social todas as pessoas coletivas de direito privado sem fins lucrativos que integrem a economia social e assumam a forma jurídica de: Associações; Fundações; Cooperativas; Misericórdias; Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS); Organizações Não-Governamentais (ONG); Outras entidades, sem fins lucrativos, com intervenção social relevante.
As áreas de intervenção estão alinhadas com os desafios sociais atuais e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e este ano abrange a Inclusão Social e Solidariedade. Aqui são premiados projetos que visem garantir os direitos fundamentais e a inserção social das pessoas em situação de exclusão social ou pobreza (designadamente crianças e jovens, famílias e/ou idosos em situação de vulnerabilidade social ou económica; pessoas com deficiência ou incapacidade; pessoas em situação de sem-abrigo e migrantes, refugiados ou minorias étnicas).
Também abrende a Prevenção e Cuidados de Saúde, para projetos no âmbito da prevenção e promoção da saúde nas mais diversas áreas para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica, nomeadamente projetos que potenciem a prevenção e promoção da saúde ao nível dos cuidados de saúde primários, telemedicina, doenças degenerativas, prevenção e rastreio de doenças infetocontagiosas e outras patologias.
A formação e Capacitação abrange projetos que visem fomentar a qualidade da educação, aumentar os níveis de escolarização, prevenir e combater o abandono escolar, apoiar crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem e a promover o sucesso educativo e a aprendizagem ao longo da vida. Estão em causa projetos que potenciem a capacitação, qualificação e aquisição de competências pessoais, sociais ou profissionais destinadas a favorecer a empregabilidade e a integração dos beneficiários no mercado de trabalho, bem como na manutenção dos postos de trabalho, com a reconversão profissional e a capacitação dos colaboradores.
O júri dos prémios é composto por membros independentes, convidados pela Caixa, e presidido pelo Presidente do Conselho de Administração da Caixa, António Farinha de Morais.
Os nomes dos premiados serão divulgados no início de outubro, e a cerimónia de entrega dos Prémios Caixa Social está marcada para 13 de outubro em Lisboa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com