[weglot_switcher]

Entregar a limpeza regular do condomínio a uma empresa externa é uma decisão comum

Um condomínio limpo ajuda na conservação e durabilidade da estrutura do edifício. Antes de contratar a empresa, há que indagar e verificar informações fulcrais.
6 Novembro 2025, 11h15

Assegurar que se realiza a limpeza, que deverá ser rigorosa, eficaz e segura, dos espaços comuns é uma das obrigações da administração do condomínio. Um condomínio limpo ajuda na conservação e durabilidade da estrutura do edifício.

Antes de contratar a empresa, há que indagar e verificar informações fulcrais:
 Certificar-se de que a empresa está legalizada. Introduza o nome no sítio do Instituto dos Registos e do Notariado. A base de dados diz, pelo menos, se o nome existe. Caso restem dúvidas, peça na conservatória do registo comercial da área uma fotocópia não certificada, com informação da empresa. Esta informação pode ser pedida online, presencialmente ou por correio.

 Confirmar se a empresa tem seguro de responsabilidade civil contratado, para garantia dos danos causados a terceiros, resultante do exercício da atividade.

 Definir os serviços a contratar, tendo em conta as necessidades do condomínio: montantes disponíveis, dimensão do prédio, quantidade e natureza das partes comuns.

Para que a segurança dos condóminos não seja colocada em causa, a administração deverá averiguar sobre a especialização dos funcionários responsáveis por esta tarefa, os métodos de limpeza e os produtos utilizados.

A utilização de sinalética apropriada que indique que o piso pode estar escorregadio ou molhado é outro ponto que deverá ser verificado e que, frequentemente, esquecido.

Para além de conhecer os produtos de limpeza que a empresa utiliza, devem informar-se sobre o seu correto acondicionamento do material e a sua arrumação em local apropriado, fechado e seguro, longe da humidade, do calor excessivo e do alcance das crianças.

Informe-se connosco.
Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.