[weglot_switcher]

Jerónimo Martins e BCP melhor classificadas nas relações com investidores

As quatro empresas portuguesas premiadas foram a Jerónimo Martins, o Millennium BCP, a Mota Engil e a REN — Redes Energéticas Nacionais.
4 Dezembro 2025, 12h09

A Associação Espanhola para as Relações com Investidores (AERI) celebrou ontem à noite a 4.ª edição dos Iberian Equity Awards, que distinguem as melhores empresas, equipas e profissionais de relações com investidores em Espanha e Portugal no último ano. Foram premiadas um total de 18 empresas em seis categorias, em cada um dos segmentos de capitalização: grande, média e pequena.

As quatro empresas portuguesas premiadas foram a Jerónimo Martins, o Millennium BCP, a Mota Engil e a REN — Redes Energéticas Nacionais.

Os vencedores da categoria mais relevante e abrangente, Best Overall Corporate Winner, foram, no mercado português, a Jerónimo Martins –large cap– e o Millennium BCP –small & mid cap.

Já entre as empresas espanholas, os vencedores desta categoria foram CaixaBank –large cap–, Sacyr –mid cap– e Grenergy –small cap.

A cerimónia, que decorreu no hotel Four Seasons, em Madrid, reuniu mais de 130 participantes de mais de 60 empresas, entre cotadas e outras empresas e profissionais do mundo do investimento.

A quarta edição contou com um total de 89 nomeações e foram entregues 30 prémios ao longo das seis categorias, que distinguem os segmentos de grande, média e pequena capitalização bolsista (large cap, mid cap ou small cap).

Para a atribuição dos prémios, a AERI colabora estreitamente com a Extel (anteriormente conhecida como Institutional Investor Research), uma entidade especializada em inteligência do ecossistema financeiro, com mais de 50 anos de experiência e reconhecida internacionalmente pela sua capacidade e rigor metodológico na avaliação do desempenho das equipas de relações com investidores. Através de inquéritos e outras ferramentas de análise, a Extel recolhe, de forma rigorosa, as opiniões diretas de uma base alargada de analistas e investidores institucionais.

Na edição de 2025 dedicada à Europa, participaram um total de 1.741 analistas e investidores institucionais na avaliação do trabalho das equipas de relações com investidores de milhares de empresas europeias.

A lista completa das empresas, equipas e profissionais distinguidos   

Categoria Best Overall Corporate Winner. Em Portugal, Jerónimo Martins (large cap) e Millennium BCP (small & mid cap). Em Espanha, CaixaBank (large cap), Sacyr (mid cap) e Grenergy (small cap).

Categoria Melhor Equipa de Relações com Investidores. Em Portugal, o prémio foi atribuído à Jerónimo Martins (large cap) e ao Millennium BCP (small & mid cap). Em Espanha, ao CaixaBank (large cap), à Enagas (mid cap) e à OHLA (small cap).

 Categoria de Melhor Profissional de Relações com Investidores. No mercado português, os vencedores foram Claudia Falcão, da Jerónimo Martins, e Bernardo Collaço, do Millennium BCP. No mercado espanhol, os distinguidos foram Marta Noguer, do CaixaBank, César García del Río, da Enagás, e Pedro Arellano, da OHLA.

 Categoria de Melhor Programa de Relações com Investidores por Setor, atribuída a nível ibérico em sete setores de atividade. Os vencedores foram: Viscofan (materiais básicos), Sacyr (consumo), Iberdrola (energia), CaixaBank (finanças), Aena (indústrias), Grifols (farmácia e saúde) e Cellnex (TMT).

Categoria Evolução do Programa de Relações com Investidores. Os vencedores desta categoria, que é especialmente relevante por reconhecer a melhoria e a progressão na estratégia e execução, foram, em Portugal, a REN — Redes Energéticas Nacionais (all-caps) — e, em Espanha, a Endesa (all-caps), a Acciona (mid-caps) e a Solaria (small-caps).

 Categoria Evolução do Programa ESG. Também focada em reconhecer a progressão da melhoria dos programas, a empresa portuguesa Mota-Engil (all-caps) foi uma das premiadas. Em Espanha, os vencedores foram a Endesa (all-caps), a Acerinox (mid cap), e a Solaria (small caps).

 “A 4.ª edição dos Iberian Equity Awards contou com o apoio da Computershare Georgeson, na qualidade de colaborador estratégico, e do Grupo Albión, Header/Go Live Header, Sodali & Co e WTV, na qualidade de colaboradores Platinum, bem como do Citi, Euronext, MSCI e Nasdaq, na qualidade de colaboradores Gold”, segundo a AERI.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.