O consumidor de hoje é mais esclarecido e prevenido. Tem um comportamento de compra mais independente das marcas dos produtos, compara preços e quantidades e opta pela melhor opção de consumo, aquela que conhecemos com a escolha acertada.
A crise económica dos últimos anos e o consequente menor poder de compra levou muitas famílias a repensar os seus modelos de consumo. Assim, e embora as promoções e vales de desconto continuem a invadir as nossas caixas de correio, seja através de folhetos impresso ou digitais, o consumidor português analisa com maior cuidado essas técnicas promocionais e não compra sem antes comparar e avaliar os melhores preços.
E é esta a atitude mais adequada. Juntar vários cupões de descontos não basta: há que comparar preços e questionar se realmente precisa do produto e se realmente compensa a compra.
Não são raros os casos em que o consumidor encontra marcas alternativas a melhor preço, naquele ou noutro espaço comercial. Daí a utilidade da comparação, com uma calculadora à mão, se possível, e houver disponibilidade de tempo, com pesquisa prévia de preços, sobretudo se estiver interessar em adquirir um artigo mais dispendioso.
Relativamente à pesquisa de preços, produtos e promoções, a internet oferece muitas opções e respostas, permitindo ao consumidor recolher informação mesmo antes de chegar ao supermercado. Só no Facebook, há mais de 20 páginas sobre alertas de promoções, descontos e vales. Os supermercados proporcionam essa informação através das suas páginas e algumas marcas já possibilitam a impressão de cupões de desconto diretamente dos seus sítios online. Muitos são os consumidores que reúnem os vários descontos e só depois vão às compras.
É fundamental comparar, para economizar e assim conseguir poupar! Informe-se connosco.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com