[weglot_switcher]

Programa Ferrovia 2020 está “sensivelmente a meio” para execução plena em 2023

O presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), António Laranjo, garantiu hoje, no parlamento, que o programa Ferrovia 2020 está “sensivelmente a meio” e terá a sua execução plena em 2023.
18 Dezembro 2019, 12h48

O Ferrovia 2020 representa um investimento total nas infraestruturas ferroviárias de 2,171 mil milhões de euros, dos quais 49% financiados pelo Estado – através do Orçamento do Estado – e 51% suportado por fundos comunitários.

Segundo António Laranjo, que está hoje a ser ouvido na Comissão de Economia, o programa “está sensivelmente a meio”, com 42% dos investimentos previstos em contratação, 52% em projeto e 6% já concluídos.

O objetivo, de acordo com o presidente da IP, é garantir que em 2020 todas as obras estarão no terreno para estarem executadas em 2023.

Em termos de empreitadas, de acordo com os dados trazidos à Comissão de Economia pela IP, 5% das obras estão atualmente concluídas, 37% estão em desenvolvimento e 58% em lançamento.

Entre os projetos, sinalizou, 69% estão concluídos e 31% em desenvolvimento.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.