O Parlamento da Grécia acaba de aprovar o primeiro pacote de medidas sociais para proteger os mais pobres com o apoio dos partidos da coligação de governo e de deputados da oposição conservadora e socialista.
A lei foi votada favoravelmente pelos 149 deputados do Syriza e 13 dos Gregos Independentes, no poder, e também por deputados da Nova Democracia (direita) e do PASOK (socialista).
O pacote legislativo foi assim aprovado na generalidade, faltando agora a votação artigo a artigo, ainda hoje.
Entre as medidas propostas na lei, a primeira apresentada pelo governo Syriza ao parlamento, figuram a atribuição de vales alimentares a cerca de 300.000 pessoas, subsídios para o pagamento da habitação a cerca de 30.000 famílias e o fornecimento gratuito de eletricidade às famílias que ficaram sem energia por não poderem pagar as contas.
O porta-voz do governo, Gabriel Sakellaridis, disse à televisão Skai TV que a lei tem um custo estimado de 200 milhões de euros.
OJE/Lusa
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com