O banco central alemão associa perspetivas favoráveis para o mercado laboral e para os salários à “considerável imigração” registada.
O crescimento da economia alemã no terceiro trimestre do ano, quando o PIB registou um aumento de 0,3%, em comparação a 0,4% do segundo trimestre, foi impulsionado principalmente pelo consumo privado, graças às boas perspetivas em torno do mercado do mercado laboral e da evolução dos salários, assim como a considerável chegada de refugiados, segundo aponta o Bundesbank no seu boletim mensal de novembro.
O banco central alemão associa perspetivas favoráveis para o mercado laboral e para os salários à “considerável imigração” registada, sendo que as mesmas criaram condições para manter uma atividade “flutuante” de consumo que permita o crescimento do PIB a médio prazo.
Neste sentido, os economistas do Bundesbank assinalam o consumo privado como “fator principal” para a procura interna no terceiro trimestre como consequência do aumento da atividade imobiliária, pela notável melhoria do emprego e descida dos preços relacionada com a descida do custo da energia.
OJE