A posição do Banif no Banif Malta vai ser vendida por 18,4 milhões de euros. Em nota enviada à entidade de supervisão, o banco liderado por Jorge Tomé anunciou ter celebrado um acordo referente à alienação da sua participação no Banif Bank (Malta).
Refere a nota: “Nos termos e para os efeitos previstos no Artº 248º do Código dos Valores Mobiliários, o Banif – Banco Internacional do Funchal, S.A. (Banif) informa que assinou hoje um acordo de compra e venda, respeitante à venda da sua participação de 78,46% no capital social da Banif Bank (Malta), PLC, sendo o preço de venda acordado para essa participação 18,4 milhões de euros, que corresponde ao seu valor contabilístico. A execução deste acordo está condicionado à obtenção das autorizações por parte das autoridades competentes, incluindo a Autoridade de Serviços Financeiros de Malta, Banco Central Europeu, Direcção Geral de Concorrência de Malta e da Comissão Europeia.
Esta transacção está alinhada com o plano estratégico do Banif e é expectável que tenha um impacto positivo estimado no rácio de solvabilidade consolidado do Banif em 24 pontos base (pb) e 25 pb, em base phased-in e fully implemented, respectivamente, avança ainda a gestão. Recorde-se que esta sexta-feira os bancos Santander e Popular entregaram uma proposta para a compra do Banif. O acionista Estado deverá fazer a análise das propostas já este fim de semana para uma decisão antes do final do ano. Recorde-se que a necessidade de aceleração do processo de recapitalização do Banif, onde o Estado detém 60,5% do capital e onde existe capital contingente no valor de 125 milhões de euros, terá de ser tomada antes da entrada em vigor das novas regras bancárias.
Por Vítor Norinha/OJE
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com