[weglot_switcher]

De lavador de loiça a sócio de restaurante com estrelas Michelin

Aos 62 anos, Ali Sonko deu o maior salto de sempre na sua carreira na restauração. Há mais de uma década a trabalhar na cozinha do conceituado Noma, na Dinamarca, o gambiano tornou-se co-proprietário do estabelecimento.
2 Março 2017, 15h55

Se alguma vez se esquecer de pagar numa ida ao restaurante e pensar “fico cá a lavar loiça”, lembre-se que esse foi o início de Ali Sonko, um dos atuais sócios do premiado Noma, na cidade de Copenhaga.

Depois de 14 anos enquanto lavador de loiça no restaurante galardoado com duas estrelas Michelin, o ex-funcionário tornou-se, no mês passado, co-proprietário do estabelecimento, juntamente com Lau Richter e James Spreadbury. Natural da Gâmbia, Ali Sonko mudou-se para a capital dinamarquesa há 32 anos e começou a trabalhar no restaurante desde a sua fundação, em 2003.

No mês passado, o Noma fechou portas no continente europeu e deu início a um novo projeto rumo à América. O chef Rene Redzepi, responsável pelo restaurante, não perdeu tempo e convidou o seu braço-direito para embarcar na nova aventura no México, com um ‘pequeno’ plus: tornar-se um dos sócios, revelou a BBC.

“É um novo projeto fantástico, mas o que é que ele seria sem os seus funcionários?”, disse o chef Rene Redzepi, no último fim de semana, durante uma festa em que falou sobre o novo restaurante, cuja abertura está prevista para o dia 1 de dezembro.

Depois de revelar que o seu mais antigo lavador de pratos seria um dos sócios da empresa, Rene Redzepi acrescentou que “Ali é o coração e a alma de Noma”. De acordo com o jornal dinamarquês Berlingske, o cozinheiro destacou a importância “de ter uma pessoa como Ali na casa” e lembrou que o seu pai, que também se chama Ali, teve igualmente a tarefa de lavar loiça.

Ao portal BT, Ali reagiu ao convite e mostrou-se feliz com a promoção. “Estas são as melhores pessoas com quem trabalhar e eu sou amigo de todos. Mostram um enorme respeito por mim, e independentemente daquilo que eu diga ou pergunte, estão sempre lá para mim”, confessou Ali Sonko, revelando que estes são ingredientes suficientes para que este seja o melhor emprego que alguma vez conseguiu.

https://www.instagram.com/p/BRBdRPTj9rR/?taken-by=reneredzepinoma

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.