[weglot_switcher]

Estudantes universitários reunidos em maratona “non stop”

O objetivo é responder a desafios reais e encontrar soluções tecnológicas. A decorrer nos dias 28 e 29 de abril.
8 Março 2017, 07h25

Cerca de 100 estudantes universitários vão juntar-se numa maratona tecnológica de 24 horas, anunciou a Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), fabricante europeu de veículos comerciais e o CEiiA, Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, organizadores do evento Hey! Hackathon.

Este programa, que tem a conectividade no âmbito da transformação digital e da Indústria 4.0 como tema central, ou “Be Connected”,  designação original, conta com a parceria entre universidades e politécnicos portugueses. O objetivo passa por promover o aparecimento de soluções inovadoras para projetos sustentáveis na área da conectividade.

Serão criadas 20 equipas de 3 a 5 alunos que deverão encontrar soluções para desafios em três áreas principais: “Connected Product”, como um serviço de mobilidade sustentável, “Connected Process”, como uma ferramenta para a eficiência produtiva, e “Connected People”,  como forma de melhorar a comunicação na linha de produção (chão de fábrica).

Na opinião de José Rui Felizardo, CEO do CEiiA “a realização deste género de iniciativas são um excelente instrumento de aproximação entre o ensino superior e a indústria, em torno de desafios concretos que obrigam a grandes inovações e contribuem para o crescimento da indústria”. Além do mais, funciona como um “espaço de identificação de talentos e de posicionamento do ensino”, acrescenta.

O concurso é dirigido a todos os estudantes do ensino superior, com um enfoque maior para as áreas de Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Tecnologias de Informação e Comunicação e Produção Industrial.

Os projetos de cada uma das equipas serão avaliados por um júri, e serão premiados os três melhores.

A maratona terá lugar nos dias 28 e 29 de abril, no Tramagal, concelho de Abrantes, sede da MFTE. Esta é  a segunda edição do Hey! Hackathon em Portugal. Em 2016, as equipas participantes desenvolveram projetos nas áreas da Logística Interna, Qualidade, Produção e Engenharia Industrial.

Para os interessados, as inscrições podem ser feitas  aqui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.