[weglot_switcher]

Aumentos no abono de família chegam a mais de 126 mil crianças

O aumento do abono e a reposição do quarto escalão entraram em vigor em janeiro, mas começaram a ser pagos em abril, com retroativos.
17 Maio 2017, 15h34

O aumento do abono de família e a reposição do quarto escalão chegaram a 126.340 crianças com idades entre os 12 meses e os 36 meses, anunciou hoje a secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, no Parlamento.

Cláudia Joaquim, que falava esta manhã numa audição parlamentar, explicou que, do total de crianças abrangidas, 94.640 situam-se entre o primeiro e o terceiro escalão e 31.700 no quarto escalão, que tinha sido suspenso em 2010.

O aumento do abono e a reposição do quarto escalão entraram em vigor em janeiro mas começaram a ser pagos em abril, com retroativos ao início do ano.

“Em abril foi feito o pagamento da nova medida que apoia a primeira infância com retroativos a janeiro porque implicou alterar o sistema, um processo que é complexo”, adiantou a secretária de Estado.

As medidas resultaram em aumentos de cerca de 25% no primeiro escalão, 27% no segundo e de 29% no terceiro escalão, acrescentou Cláudia Joaquim.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.