[weglot_switcher]

O último salazarista: a outra face de Américo Thomaz

O último Presidente da República do Estado Novo, Américo Thomaz, é recordado – por aqueles que ainda construíram memórias anteriores a 1974 – como uma figura patética, produtor de gafes, um “corta-fitas” do regime salazarista, omnipresente nas fotos institucionais, sempre na sua “imaculada farda branca de oficial da Marinha”.
19 Maio 2017, 11h32

Para quem não viveu esses tempos, praticamente inexiste. Estes são motivos para a investigação feita e que se traduz neste “O Último Salazarista – A Outra Face de Américo Thomaz”, editado pela D. Quixote, onde nos é dada a ver uma outra história deste “homem taciturno e monocórdico, que se exprimia com notória dificuldade e exasperante lentidão”.

Nesta biografia política, Orlando Raimundo conta a vida de um adepto da monarquia absolutista, de origens humildes, um militar que em início de carreira foi preso, acusado de cobardia, por não se bater pela República, e acabou Presidente dessa mesma República. “Durante os seus quase quarenta anos de vida política, desempenhou sempre o papel de facilitador das manobras da ditadura, quer activa, quer passivamente, por puro calculismo”, dizo jornalista e investigador. Exemplos: assinou a deportação dos primeiros presos políticos para o campo de concentração do Tarrafal, em Cabo Verde; teve um “papel activo” na consolidação do poder económico dos primeiros “donos disto tudo”, como Alfredo da Silva e a família Espírito Santo; envolveu-se e aproveitou-se da “grande burla eleitoral do regime, em 1958”, e do assassínio de Humberto Delgado.

Orlando Raimundo frequentou o curso de História, licenciou-se em Ciência Política e Relações Internacionais, pós-graduou-se no ISCTE e foi bolseiro do governo francês e da Fundação Calouste Gulbenkian nos Journalistes en Europe, em Paris, e da Nihon Shinbun Kyokai, em Tóquio. Foi jornalista n’O Século, no Diário Popular e no Expresso. É autor de “A Última Dama do Estado Novo” e de “António Ferro: O Inventor do Salazarismo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.