[weglot_switcher]

Wall Street abre semana em queda arrastada pela General Electric

A General Electric caiu mais de 6% depois da Standard & Poor’s a ter colocado sob vigilância negativa na sua classificação de crédito consequência dos fracos resultados operacionais apresentados pelo gigante industrial. Esta semana o mercado está de olhos postos na divulgação do PIB dos EUA do trimestre, que será conhecido sexta-feira.
Reuters
23 Outubro 2017, 21h42

Wall Street fechou a sessão em queda. Assim, o Dow Jones caiu 0,23% para 23.274 pontos; o Nasdaq baixou 0,64% para 6,587 pontos e o S&P 500 perdeu 0,40% para 2.565 pontos.

O comportamento dos índices de hoje não corrige nem de perto, nem de longe as subidas sucessivas que a bolsa dos Estados Unidos tem tido nos últimos meses. O comportamento de hoje é explicado pela temporada de resultados do terceiro trimestre. Esta segunda-feira foi a vez das pequenas empresas, como a Hasbro e a Kimberly-Clark (que decepcionaram com os seus números). Especialmente negativo foi o comportamento em bolsa das ações do grupo de brinquedos Hasbro, que despenharam 8,60% como consequência da quebra das receitas, que por sua vez é atribuída ao contágio da falência da Toys ‘R’ Us.

Nos próximos dias, apresentarão as suas contas alguns gigantes da bolsa como a McDonald’s, a General Motors e a Caterpillar (terça-feira), a Coca Cola, a Visa e a Boeing (quarta-feira), a Amazon, a Alphabet, a Microsoft, a Intel, a Twitter e a Ford (quinta-feira) e finalmente Exxon Mobil e Chevron, na sexta-feira.

No lado negativo há a destacar a Tesla (-0,7%), que hoje foi notícia porque chegou a um acordo para construir uma fábrica na China e começar a produzir seus carros elétricos diretamente no gigante asiático.

Do lado negativo, a General Electric caiu mais de 6% depois de a Standard & Poor’s a ter colocado sob vigilância negativa na sua classificação de crédito após os fracos resultados operacionais apresentados pelo gigante industrial na última sexta-feira. Suas ações lideram as quedas no Dow Jones, juntamente com as do McDonald’s (-1,3%) e da Procter & Gamble (-1,2%).

Outra empresa do Dow, a Cisco Systems (+ 1%) está perto de comprar o grupo BroadSoft, especializado em serviços de tecnologia para PMEs, por 1,9 mil milhões de dólares.

Nesse índice, os valores mais rentáveis ​​foram a Nike (+ 1,4%), o Home Depot (+ 1,3%) e a Intel (+ 1,2%).

A nível económico, nas próximas sessões serão publicados dados importantes, como o indicadores adiantados de outubro relativos ao índice PMI Industrial e PMI Serviços (amanhã terça-feira).

A agenda dos investidores conta ainda com a publicação do Departamento do Comércio que divulga a venda de casas novas, em Setembro. As estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg apontam para uma quebra mensal de 1,1% nestas vendas que, no mês anterior, recuaram 3,4%. No dia seguinte, serão anunciados os contratos de compra e venda de casas, em Setembro, que também se estima que recuperem e o mais importante a evolução do PIB no trimestre (a publicação por parte do Departamento do Comércio do produto interno bruto dos Estados Unidos, no terceiro trimestre) e o índice de confiança do consumidor elaborado pela Universidade de Michigan (sexta-feira).  Depois de o PIB dos EUA ter avançado 3,1% no trimestre anterior, os economistas consultados pela Bloomberg estimam um aumento do PIB de apenas 2,5% face ao período homólogo, devido aos efeitos dos furacões que afectaram o país. Os analistas dizem que qualquer crescimento económico abaixo de 2,3% prejudicaria Wall Street, e consideram que quanto mais perto de 3% “melhor”.

Além disso, o interesse do mercado de capitais continua focado nos possíveis progressos da reforma tributária promovida pela Administração Trump e na decisão do presidente sobre quem será o próximo presidente da Reserva Federal dos EUA (Fed), o maior banco central do mundo.

Segundo Trump confirmou na última sexta-feira, os três principais candidatos são o atual governador do Fed, Jerome Powell, o consagrado economista John Taylor e a atual presidente da organização, Janet Yellen. A previsão é que anunciará a decisão antes de começar sua viagem pela Ásia, no próximo 3 de novembro.

No mercado de câmbio, o euro caiu 0,3% para 1,1749 dólares. No mercado das commodities, o petróleo do West Texas aumentou 0,12% para 51,90 dólares o barril, enquanto o Brent em Londres caiu 0,68% para 57,36 dólares.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.