[weglot_switcher]

Wall Street cai ao ritmo da incerteza da reforma fiscal de Trump

Principais índices norte-americanos encerraram a semana a desvalorizar. Incerteza em torno da reforma fiscal de Trump é a responsável.
Reuters
10 Novembro 2017, 21h55

As principais bolsas norte-americanas fecharam esta sexta-feira com perdas, numa altura em que o adiamento da reforma nos impostos começa a ganhar forma. Donald Trump continua em viagem oficial pela Ásia e o dólar desvaloriza face às principais pares.

Aquela que deveria ser uma das maiores reformas fiscais de sempre, apresentada por Trump, prometia um corte no equivalente norte-americano ao IRC para 20% dos atuais 35%, o que levou os índices para máximos. No entanto, esta quinta-feira, o Senado apresentou uma contra-proposta tributária, que propõe uma diluição da redução de impostos das empresas até 2019, em vez de implementar já no próximo ano.

Além disso, o Comité de Finanças do Senado sugeriu um imposto individual no máximo de 38,5%, em vez de 39,6% conforme aspirava o plano da câmara legislativa. O projeto de lei do Senado também duplica a isenção do imposto sobre heranças, mas não revoga o imposto, como os republicanos da Câmara dos Deputados queriam. E, ao contrário do projeto de lei da Câmara, o Senado rejeita completamente a dedução de impostos estaduais e locais.

As novidades sobre o plano estão a penalizar esta sexta-feira as bolsas em Wall Street, que negociaram no vermelho. O índice industrial Dow Jones caiu 0,17% para 23.442 pontos, enquanto o financeiro S&P 500 perdeu 0,09% para 2.582 pontos e o tecnológico Nasdaq recuou 0,01% para 6.750 pontos.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.