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BNA não concede licença ao banco digital angolano Dubank

O banco central de Angola informou que “não foi atribuída qualquer licença, nem está em apreciação formal” junto do regulador bancário.
18 Fevereiro 2020, 20h57

O Banco Nacional de Angola (BNA) emitiu esta terça-feira um comunicado para esclarecer sobre atribuição de licença ao “BANCO DUBANK, S.A”. No documento, o banco central angolano conta que tomou conhecimento através da imprensa local de que teria atribuído respetiva licença a essa instituição financeira.

“Sobre este assunto, cumpre-nos o dever de informar o público em geral que não foi atribuída qualquer licença, nem está em apreciação formal junto do Banco Nacional de Angola qualquer processo de constituição da supramencionada “entidade”, esclarece o banco central de Angolana, acautelando às instituições financeiras bancárias “que se abstenham de estabelecer qualquer relação de negócio com a mesma, bem como aos promotores de se absterem de praticar qualquer ato passível de ser qualificado como prática ilegal de atividade bancária”.

Por fim, o BNA informa que as entidades autorizadas a exercerem a atividade bancária, podem ser consultadas na página institucional do mesmo.e

Em meados de janeiro, o CEO do Dubank Angola, Sérgio Hirose, disse que os requisitos legais, exigidos pelo BNA (desde o capital social, estrutura, balanço, transparência, entre outros) para abertura de um banco convencional, já foram cumpridos, aguardando-se apenas o aval do órgão regulador da atividade bancária neste país africano.

O gestor explicou que o investimento está a ser feito desde abril de 2019, com a instalação de plataforma, sistemas tecnológicos. A ideia é ter um serviço de apoio ao cliente e, como é digital, poderá chegar a toda parte de Angola, onde tenha internet, e a partir de 2G pode ser feita a transação bancária.

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