[weglot_switcher]

Redução do horário de trabalho afecta todos os setores na Alemanha, diz Ifo

Os números mais altos observam-se nos restaurantes e catering, com 99% das empresas a fazer uso do trabalho a meio-termo, isto é, com redução de horário de trabalho. Também nos hotéis, onde há 97% a meio-termo. Este é o resultado de uma investigação realizada pelo instituto alemão Ifo em abril.
Bamberg, Alemanha
5 Maio 2020, 17h22

O trabalho a meio-termo afecta quase todas as indústrias da Alemanha. Os números mais altos observam-se nos restaurantes e catering, com 99% das empresas a fazer uso do trabalho a meio-termo, isto é, com redução de horário de trabalho. Também nos hotéis, onde há 97% a meio-termo. Este é o resultado de uma investigação realizada pelo instituto alemão Ifo em abril.

O principal setor de engenharia automóvel também regista números particularmente altos, com 94% das empresas a implementar redução do horário de trabalho.

Em todos os setores, a média é de 50%. “Isso supera todos os números da crise financeira de 2009”, diz Klaus Wohlrabe, chefe de research do Ifo.

“Para as empresas, o trabalho de curta duração é uma maneira de superar um período de quebra nas vendas. No entanto, se esse período durar muito tempo, também veremos os empregos a serem cortados definitivamente”, continua Wohlrabe.

Na aviação, 91% das empresas introduziram trabalho de curta duração, e esse número é de 90% entre agências de viagens e operadores turísticos. Um total de 98% dos fabricantes de artigos de couro implementaram a redução do horário de trabalho dos seus trabalhadores (lay-off), juntamente com 96% dos fabricantes de roupas.

As empresas criativas, artísticas e de entretenimento relatam que 82% das empresas têm trabalho de curta duração, seguido por instalações desportivas (piscinas, tacos de golfe, estúdios de fitness, parques de diversão e recreação) com 81% de trabalho a meio-termo.

Ao mesmo tempo, alguns setores relatam níveis comparativamente baixos de redução do horário de trabalho. Na indústria química, por exemplo, apenas 30% das empresas o utilizam, seguidos por 21% dos fabricantes de alimentos e rações para animais e 3% dos escritórios de advocacia, consultoras fiscais e auditores. Absolutamente nenhum (0%) nos fornecedores de energia, empresas de tratamento de esgoto ou fabricantes de medicamentos, segundo o estudo do Ifo.

Uma comparação entre os Länder alemães [a Alemanha é uma república federal constituída de dezesseis estados federados, conhecidos em alemão como Länder] revela diferenças no peso do trabalho a meio-termo. Os Länder com os maiores números de trabalho em regime de redução do horáriosão a Baviera (54% das empresas) e Baden-Württemberg (53%). No outro extremo da escala estão os três Länder centrais da Turíngia, Saxónia e Saxónia-Anhalt, com 43%, seguidos pela Renânia-Palatinado e Sarre, com 39%.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.