As criptomoedas, grupo encabeçado pela bitcoin, são investimento especulativo desaconselhável, segundo Nouriel Roubini. Num artigo de opinião publicado na plataforma Project Syndicate, o economista de renome defendeu que o único uso real dos ativos digitais é “facilitar atividades ilegais, como transações de droga, evasão fiscal, fuga ao controlo de capitais ou lavagem de dinheiro”.
“Claramente, bitcoin e outras criptomoedas representam a mãe de todas as bolhas, o que explica por que todos os seres humanos com quem estive entre o Dia de Ação de Graças e o Natal de 2017 me perguntaram se deveriam comprá-las”, explicou Nouriel Roubini, que apontou para um fenómeno de FOMO (fear of missing out).
O economista continua a explicar que, como em qualquer bolha financeira, os investidores não estão a apostar na bitcoin para a usar em transações, mas sim porque esperam que valorize. “Aliás, se alguém quisesse mesmo usar bitcoins, teria muitas dificuldades”, referiu, sublinhando a possibilidade de criptomoedas serem utilizadas em atividades criminosas.
“Portanto, esqueçam blockchain, bitcoin e outras criptomoedas, e comecem a investir em empresas fintech com modelos de negócios reais, que estão a proporcionar a revolucionação no setor de serviços financeiros. Não vai ficar rico durante a noite, mas terá um investimento mais inteligente”, acrescentou.
No ano passado, o valor da bitcoin disparou 1.500% e levou à emergência da criptomoeda nos mercados, tornando-se inevitável que as autoridades financeiras começassem a debater a questão. Atualmente a primeira de quase 1.500 criptomoedas, a bitcoin vale cerca de 11.120 dólares.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com