[weglot_switcher]

Do bónus de milhões para a prisão. A queda de um corretor estrela

Christian Bittar chegou a receber um bónus de 126 milhões de dólares (cerca de 102 milhões de euros), em 2008. Agora está na prisão.
19 Março 2018, 12h38

Christian Bittar, de 46 anos, esteve entre os corretores mais bem pagos do Deutsche Bank. Agora, declarou-se culpado no tribunal de Londres pelo envolvimento no escândalo da manipulação das taxas interbancárias. De acordo com a agência Bloomberg. Está sob custódia e deverá ser julgado até ao final do verão.

“Não seria correto comentar sobre este assunto”, disse David Savell, advogado de Bittar à agência noticiosa norte-americana.

O escândalo da Libor foi conhecido em finais de junho de 2012, quando o banco Barclays anunciou que ia pagar uma multa de 290 milhões de libras (cerca de 360 milhões de euros) às autoridades financeiras do Reino Unido e dos Estados Unidos por manipulação da Libor e a Euribor, usadas como referência nos empréstimos interbancários e outras operações financeiras, entre 2005 e 2009.

A taxa Libor (sigla de London InterBank Offered Rate) resulta da média da taxa de juro a que vários bancos emprestam dinheiro entre si e é utilizada no Reino Unido, e um pouco por todo o mundo, como referência para os créditos a empresas e particulares. Além disso, também serve de indexante para alguns produtos financeiros.

O escândalo da Libor em 2012, em que foi descoberto que havia bancos que manipulavam essas taxas de forma a fazer subir os seus lucros, bem como o ambiente de fraca liquidez que se seguiu à crise financeira, minaram alguma da confiança relativamente à fixação da taxa. Essa suspeição acabou por forçar o European Money Markets Institute (EMMI) a procurar reformar a metodologia da cálculo das Euribor.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.