[weglot_switcher]

Custo com planos de saúde nas empresas portuguesas deve subir 7% em 2023

A previsão de aumento dos custos com os planos de saúde disponibilizados pelas empresas resulta da “incerteza e da antecipação de que a pressão inflacionista irá aumentar o custo dos serviços de saúde, assim como a recuperação de níveis de utilização pré-pandemia”, indica o 2023 Global Medical Trend Rates Report da Aon.
13 Dezembro 2022, 11h44

Os custos com planos de saúde nas empresas portuguesas deverão aumentar cerca de 7% no próximo ano, acompanhando aquela que é a tendência mundial. A estimativa consta do 2023 Global Medical Trend Rates Report da Aon, divulgado esta terça-feira.

De acordo com o relatório, os custos com os planos de saúde em Portugal registam um crescimento bruto de três pontos percentuais, uma vez que em 2022 este aumento é de 4%.”Em termos globais, a tendência mundial é também de crescimento, com a previsão dos custos de saúde das empresas de 9,2%, em 2023, comparativamente com os 7,4%, em 2022, registando-se assim a taxa mais alta desde 2015″, refere.

A previsão de aumento de custos reflete a “incerteza e da antecipação de que a pressão inflacionista irá aumentar o custo dos serviços de saúde, assim como a recuperação de níveis de utilização pré-pandemia”, nota, salientando que o “declínio geral da saúde resultado da ausência de diagnóstico clínico antecipado, envelhecimento da população, estilos de vida pouco saudáveis e o aumento de doenças crónicas” serão fatores que vão marcar esta tendência.

“A inflação está a atingir níveis elevadíssimos em quase todo o mundo e nesta edição do estudo esse impacto está refletido. Devido aos acontecimentos recentes, a pandemia e os tempos de volatilidade que vivemos, há uma necessidade acrescida de as empresas apoiarem os colaboradores, o que se traduz em maior custo para as organizações, seja pelo aumento do investimento em áreas de apoio à saúde dos colaboradores, seja pelo aumento dos custos com os planos já implementados”, afirma Rita Silva, senior associate em HR solutions da Aon Portugal, citada no comunicado divulgado esta terça-feira.

O estudo indica ainda que as coberturas dos planos de saúde mais procurados em Portugal são as de hospitalização, serviços clínicos de laboratório e análises clínicas, estomatologia e oftalmologia. Por outro lado, as patologias que mais contribuem para os custos dos planos de saúde são as doenças cancerígenas, cardiovasculares, musculoesqueléticas e de costas, diabetes e a saúde mental, que este ano integra, pela primeira vez, esta análise.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.